Não deixe para amanhã o que você pode comer hoje. E para começar 2021 saboreando o melhor doce cearense – no conforto da sua casa, é claro -, separamos uma receita que dá água na boca: a cocada de forno em uma versão turbinada.
E quem pensa que só o “Baião de dois” é conhecido nacionalmente, esse famoso prato típico doce do nosso estado já ganhou Brasil afora, levando o nome do Ceará para encantar também com uma sobremesa.
Você pode preparar tanto em uma travessa grande e saborear uma fatia no prato, quanto montar a cocada em pequenos refratários e servir para sua visita em versões individuais, fica muito bem apresentado.
Então coloca o forno para pré-aquecer e vem preparar essa deliciosa sobremesa: cocada de forno com sorvete de tapioca e calda! A receita é dividida em três etapas. Confira:
Cocada
2 kg de coco ralado, mas precisa ser fresco. Esse é o ponto crucial, não adianta comprar o ralado no mercado
1 kg de açúcar cristal
8 ovos
100 g de manteiga sem sal
Preparar a cocada é muito simples. Basta ralar o coco e misturar com todos os ingredientes em uma tigela. Depois, unte uma forma com manteiga sem sal, polvilhe com açúcar cristal e coloque sua mistura delicadamente. Agora basta assar até secar e ficar com uma casquinha crocante no forno a 180ºC, o tempo pode variar de acordo com o tipo de forno. No forno a lenha, por exemplo, a receita chega no ponto mais rapidamente, sem contar que fica com um sabor especial.
Sorvete de tapioca
1 litro de leite
400 ml de creme de leite fresco
200 ml de leite de coco
2 latas de leite condensado
200 g de tapioca
1 colher de sopa de emulsificante
1 colher de sopa de liga neutra
O sorvete é a etapa mais trabalhosa e delicada da sobremesa. É claro que você pode optar por comprar o sorvete pronto, mas se quiser se arriscar e fazer a receita inteira, você pode começar fervendo o leite e misturando a tapioca. Depois deixe esfriar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando durante o processo. Agora misture o creme de leite, o leite de coco e leite condensado e coloque no freezer por 3 horas e leve ao freezer por cerca de 3 horas. Após esse tempo, bata na batedeira por 10 minutos, faça uma pausa e bata novamente por 10 minutos misturando a liga neutra e o emulsificante. Para chegar no ponto certo, deixe no freezer por mais 5 horas.
Calda
200 g de açúcar branco refinado
5 pacotinhos de polpa de tamarindo
Você sabia que o tamarindo possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas? Para preparar essa calda, basta misturar os dois ingredientes e mexer até reduzir.
Esse doce é uma opção perfeita para refrescar e sofrer menos com as altas temperaturas do verão cearense. Agora é hora de usar a criatividade e montar um lindo prato com esses três resultados e saborear essa receita que vai conquistar todo mundo.
Fonte: Receita disponível no portal Uol e testada pela nossa equipe