Por Danielle Assis
O verão cearense é um dos mais quentes do Brasil. Por mais que os meses de maior calor no estado sejam os da primavera (de setembro a dezembro), janeiro, fevereiro e março não deixam a desejar.
Temperaturas tão altas, que em muitas cidades passam dos 36º, têm a capacidade de causar sérios problemas nas pessoas. Idosos e crianças precisam ter atenção especial com a saúde debaixo do sol, mas todos os adultos, mesmo saudáveis, também devem tomar cuidado para não sofrerem com os efeitos do calor.
Confira algumas importantes orientações para não ter problemas com o calor do verão cearense:
1. Hidrate-se
A desidratação é uma das principais causas de problemas de saúde relacionados ao calor. Quando o corpo perde muita água com o suor, a fraqueza pode tomar conta e, em casos drásticos, processos vitais são interrompidos.
Nos dias de calor mais intenso, torna-se ainda mais indispensável beber muita água. Se precisar trabalhar debaixo do sol, tenha sempre uma garrafinha com você e a encha quando possível.
2. Evite o sol
Muitas pessoas precisam trabalhar ou realizar seus afazeres debaixo do sol. Para elas, roupas e bloqueador solar são as melhores alternativas.
Mas se você pode optar por evitar o sol, o recomendado é fazê-lo. Procure pelo comércio em horários alternativos, de preferência à noite. O início da manhã, antes dos raios mais nocivos chegarem, também é recomendado.
Em época de pandemia, fazer compras via e-commerce não só é uma forma de evitar o sol, como também de impedir aglomerações. Artesãos cearenses vendem suas obras em feiras online, facilitando as compras.
3. Use roupas leves e bloqueador solar
Quando precisar sair nas horas mais quentes do dia e não tiver como impedir o sol, opte por roupas leves e claras. Peças como chapéus ou bonés com viseiras também ajudam bastante.
Não se esqueça de um artigo indispensável para quem se expõe ao forte sol do Ceará: o bloqueador solar. Sempre que sair de casa, espalhe o produto por todas as partes do corpo que ficarão descobertas. Carregue um vidro com você para fazer eventuais retoques durante o dia.
4. Não descuide da alimentação
Encontrar a alimentação correta no calor pode ser complicado. Deve-se optar por alimentos leves e que não exijam muita energia para a digestão, caso contrário, efeitos negativos podem aparecer. Ao mesmo tempo, é preciso ingerir nutrientes variados para manter o organismo funcionando.
A recomendação principal é consumir muitas frutas, verduras e legumes. Os alimentos mais pesados devem ser evitados em dias de calor extremo.
A fadiga pode aparecer com força quando a temperatura estiver muito alta. De acordo com informações do site especializado Saudável&Forte, multivitamínicos, probióticos, ginseng e ômega 3 são bons suplementos alimentares para quem deseja combater o cansaço.
Caso você esteja sofrendo com o calor mesmo seguindo todas as dicas citadas, deve procurar um médico para investigar as causas. É normal que o corpo humano tenha dificuldades quando exposto a temperaturas muito altas ou muito baixas.