Cotidiano

Novembro Azul – A importância da nutrição na prevenção e saúde do homem

Nos últimos anos a população masculina vem quebrando o tabu com relação à prevenção e cuidado com a saúde. Afinal, a nutrição tem papel importante na prevenção e tratamento de doenças. No caso do câncer de próstata, os riscos de desenvolver a doença está muito ligada aos hábitos alimentares que o indivíduo tem.
De acordo com a nutricionista clínica da Clínica SIM, Kamila Oliveira,  o consumo de bebidas alcoólica, o uso de tabagismo, o consumo excessivo de gorduras saturadas, a ingestão de embutidos, massas, açúcares prejudicam a saúde do homem podendo desencadear problemas. “Uma boa reeducação alimentar baseada em alimentos fontes de vitaminas e minerais, compostos antioxidante assim como gorduras saudáveis, associada à prática de atividades físicas previnem, não só o câncer de próstata, como a obesidade e suas doenças associadas”, explica.
Alguns micronutrientes tem ação importante na prevenção do câncer de próstata e saúde sexual do homem, são eles: vitaminas (A, C, D, Beta Caroteno, Polifenois e Folatos) minerais (potássio e magnésio) e fibras. Esses nutrientes tem ação antioxidantes que atuam na eliminação de radicais livre impedindo a mutação de células malignas.
Ainda de acordo com Kamila, essas vitaminas e minerais são encontrados em maior quantidade nos seguintes alimentos como vegetais verdes escuros, abacate, beterraba, cenoura, frutas cítricas, tomate maduro, frutas cítricas, lentilhas, cacau canela, amendoim, castanhas, ervilhas, Salmão, cavala, fígado bovino. “Em caso de dúvidas sobre uma rotina alimentar saudável, é aconselhável a procura por um profissional capacitado pra auxiliar numa dieta e assim reduzir os riscos de adquirir doenças”, conclui.
Serviço : Agendamento de Urologista na Clínica SIM
Telefone: (85)- 3311 – 6060
Whatsapp: (85) -98165 – 8886