Cultura

Mostra Internacional MIAU está de volta com mais uma série de sessões de cinema para crianças

Quem disse que o que é bom dura pouco? Em se tratando de cinema, o que é bom, volta às telas! O MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, lançado em maio deste ano, com mais de 30 sessões em cinco cidades, está de volta em uma nova temporada, somando 18 sessões de cinema para a criançada de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante. Na primeira fase, a mostra alcançou um público total de cerca de 11 mil pessoas, dos quais 4 mil formado por alunos da rede pública de educação.

Para essa nova temporada, que acontece de 19 de julho a 17 de agosto, o MIAU vai levar a maior parte de suas sessões de cinema para sedes de instituições que desenvolvem importantes projetos sociais para crianças: Instituto Povos do Mar (19/07), Hospital Peter Pan (29/07), Edisca (05/08), Vila das Artes (15 e 16/08) e Casa de Vovó Dedé (16/08). Para a Caixa Cultural Fortaleza e Auditório de São Gonçalo do Amarante, o MIAU leva alunos de escolas públicas para as sessões de cinema exclusivas nos dias 08 e 09/08. Cada sessão é composta por diversos curtas, com duração total em torno de uma hora.

 

CINEMA PARA TODA A FAMÍLIA!

Para o público em geral, a nova temporada do MIAU vai para espaços diferentes dos que ocupou na primeira fase. Quem quiser, já pode reservar na agenda o domingo, dia 21 de julho, às 18 horas. O MIAU estará na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com pipoca e cinema de graça! Em agosto a programação do MIAU aberta ao público será em Fortaleza no dia 10 às 18h no Anfiteatro do Mirante Santa Teresinha, e no Pecém no dia 17, às 19h30, na Praça São Luiz de Gonzaga.

Para essas três sessões abertas ao público o MIAU vai erguer uma estrutura para a exibição dos filmes e fará uma divertida ambientação, com direito a tapete vermelho, como é característico em grandes festivais de cinema no mundo. E como cinema combina com pipoca, vai ter carrinho de pipoca estilizado com pipoca de graça para o público infantil. Cada criança recebe também uma programação em formato de máscara de gato, que é a marca do MIAU.

 

OS FILMES

Lançado este ano, o MIAU surgiu com a ideia de despertar nas crianças valores como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, família e amizade, democratizando conteúdo audiovisual de qualidadecom foco no protagonismo infantil. Em exibição, filmes que estão fora do circuito da cultura de massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças. São produções brasileiras e de outros países, cujos conteúdos fazem rir e pensar, estimulando um pensamento crítico e criativo acerca das múltiplas identidades infantis contemporâneas. A curadoria é de Vanessa Fort, coordenadora dos festivais comKids e Prix Jeunesse Iberoamericano, com a colaboração dos diretores do MIAU, Emídio Sanderson e Osiel Gomes.

A Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU) é uma realização do Governo Federal e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. Promoção: Via de Acesso à Arte e Cultura (VAAC) e Instituto Seara. Tem o patrocínio da Aeris. Parceria: Dégagé; Cinemateca da Embaixada da França no Brasil; Embaixada da França no Brasil; Institut Français; Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante; e Prefeitura Municipal de Fortaleza via Secretaria de Cultura (Secultfor). Apoio: Governo do Ceará via Secretaria de Cultura (Secult). Produção: Invento e D’grau.

SERVIÇO

 

MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – Segunda temporada – De 19 de julho a 17 de agosto de 2019 com programação em Fortaleza e São Gonçalo do Amarante. Algumas sessões são exclusivas para escolas e projetos sociais e outras são abertas ao público. Informações: (85)3048-6077, www.cinemiau.com.br. Instagram e Facebook: cine.miau.

 

SESSÕES GRATUITAS E ABERTAS AO PÚBLICO:

Dia 21/07 – Às 18h na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza). Filmes da Sessão 1*

Dia 10/08 – Às 18h no Anfiteatro do Mirante Santa Teresinha (Rua Mirante – Vicente Pinzon, Fortaleza). Filmes da Sessão 2*

Dia 17/08 – Às 19h30 na Praça São Luiz de Gonzaga (Pecém). Filmes da Sessão 2*

* FILMES DA SESSÃO 1

Oktapodi – França, 2007, 3min, Animação

Fábula de Vó Ita – Brasil (SP), 2016, 5min, Ficção

Le petit bonhomme de poche – França, 2017, 7min, Animação

Cor de Pele – Brasil (PE), 2018, 15min, Documentário

A amizade – Mundo Bita – Brasil (PE), 2018, 3min18s, Clipe musical

La loi du plus fort – França, 2015, 7min, Animação

Lé com Cré – Brasil (SP), 2018, 5min29s, Documentário / Animação

Nicolas & Guillemette – França, 2008, 10min, Animação

Duração total: 55’47”

* FILMES DA SESSÃO 2

5 mètres 80 – França, 2013, 5min, Animação

Disque Quilombola – Brasil (SP), 2012, 13min, Documentário

Nina – Brasil (CE), 2019, 2min53s, Animação

El hombre más chiquito del mundo – Episódio: Agente de Trânsito – Argentina e França, 2017, 1min, Animação

O Fim do Recreio – Brasil (PR), 2012, 17min, Ficção

El hombre más chiquito del mundo – Episódio: Dentista – Argentina e França, 2017, 1 min, Animação

Fadas Magrinhas – Brasil (PE), 2015, 3min24s, Clipe musical

Aquitã, o indiozinho – Brasil (RJ), 2015, 4min15s, Animação

El hombre más chiquito del mundo – Episódio: Passo em falso – Argentina e França, 2017, 1min, Animação

Mobile – Alemanha, 2010, 7min, Animação

Total: 55 min 32s

 

OBS.: As sessões são encerradas com o filme de curta duração produzido pelos alunos da oficina de stop motion realizada pelo MIAU nas escolas Abá Tapeba e Alice Moreira de Oliveira, em Caucaia.