Cultura

Escola de Mamulengo promove seminário para troca de saberes sobre os Mestres da Cultura do Ceará

O seminário “Com a palavra, o mestre!” será realizado na Escola de Mamulengo, sede do Grupo Formosura de Teatro, com o objetivo de enfatizar a relevância dos mestres da cultura e incentivar o debate sobre as artes e ofícios produzidos pelos Tesouros Vivos da Cultura Tradicional Popular. A programação será realizada das 15h às 19h, nos dias 26 e 27 de julho.

Como o nome já diz, o tema central do seminário são os Mestres da Cultura do Ceará, senhoras e senhores de conhecimentos tradicionais compartilhadas de mão em mão e de boca em boca. São pessoas que têm como missão de vida repassar seus saberes geração após geração.

“Nós convidamos educadores, artistas e a comunidade para trocarmos juntos nossos saberes e compreender melhor sobre as políticas públicas culturais e os critérios que tornam o artista um mestre da cultura”, esclarece Júlia Kilme, coordenadora da Escola de Mamulengo.

Júlia ainda explica que serão contemplados dois patrimônios culturais: a Capoeira e o Teatro de bonecos, mais especificamente o Mamulengo, que retrata de forma única a valiosa vivacidade do cotidiano do povo do Nordeste.

Logo no início, o mestre de capoeira e professor doutor da Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-brasileira (Unilab), Ricardo Nascimento, que fez uma pesquisa sobre a globalização da capoeira na Europa em sua tese de mestrado na Universidade Nova de Lisboa, vai falar sobre as relações entre os saberes acadêmico e popular.

Em seguida, acontecerá uma roda de conversa com a Mestra Carla, presidenta da Associação Zumbi Capoeira AZC. Depois tem a Oficina de dança Coco, com Marisa Carvalho, idealizadora do Projeto Mulher Capoeira. Para encerrar, a programação do primeiro dia tem a Camuada – Batizado capoeira, conduzidos pelos professores Tijubina e Gordão.

No segundo dia, haverá uma apresentação teatral, seguida da roda de conversa “Tesouro Vivo da Cultura” e as políticas públicas de apoio para a Cultura Tradicional Popular, com a presença da REDE Cearense de Teatro de Bonecos. Ainda faz parte da programação uma Roda de conversa e o Show com Vanderley das Laranjeiras, bonequeiro há 30 anos em Banabuiú (CE).

Nos dois dias de seminário tem o momento do Lanche Coletivo, em que os participantes entendem a importância da partilha. As inscrições são feitas no local com 40 vagas disponíveis. Quem marcar presença recebe certificado de participação.

SERVIÇO – Seminário “Com a palavra, o mestre!”

Dias 26 e 27 de julho, das 15 às 19h

Local: Sede da Escola de Mamulengo Grupo Formosura de Teatro. Rua Um, casa 96. Conjunto Veneza/Serrinha.

Acesso gratuito

Certificado de participação

Informações: (85) 98693-8062 / (85) 98509-3608