Os dias de folga são perfeitos para tirar as crianças de casa e aproveitar os passeios ao ar livre para curtir a natureza. De acordo com o doutor em Educação, pós-doutor no departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Marcos Sorrentino, o contato com o meio ambiente desde a infância traz inúmeros benefícios para a vida adulta e, para aproveitá-lo da melhor maneira, é preciso desacelerar.
“Em geral, o contato com a natureza cria condições para que as crianças tenham momentos mais lentos de contemplação e observação. Mas as crianças, assim como os jovens e até os adultos, precisam reaprender a usufruir desse momento com a natureza, deixando de lado esse modo de vida acelerado a que somos expostos na nossa sociedade”, ressalta.
O Nordeste brasileiro tem ótimas opções de áreas naturais que podem ser aproveitadas por toda a família. Conheça quatro opções de passeios inesquecíveis.
1. Parque Nacional do Pau-Brasil (Bahia)
Localizado no município de Porto Seguro, o Parque foi criado em comemoração aos 500 anos do Brasil e é considerado uma das mais importantes áreas de conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia. O local possui vários mirantes e opções para caminhada. A trilha Ibirapitanga é feita em uma passarela suspensa que projeta a vegetação local. No caminho, é possível observar as mudas de pau-brasil e árvores com centenas de anos. Já no mirante do Maracanã, os visitantes podem ter uma linda vista da floresta. O parque também possui um mirante (da Sede) próximo ao Centro de Visitantes, que possibilita acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção.
Horário de visitação: das 08h30 às 16h, de segunda a sexta
Ingresso: não há cobrança de ingresso
2. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão)
Aventura não vai faltar no maior campo de dunas do Brasil. O passeio em veículos 4×4 credenciados permite a contemplação de lagoas de água cristalina e areias brancas. Uma opção e tanto para a diversão da criançada. A partir do município de Barreirinhas, os visitantes podem fazer o Circuito da Lagoa Azul, um dos mais procurados pelos turistas e que permite conhecer as lagoas Azul, Esmeralda e da Preguiça. Durante o passeio pelo Parque, os visitantes também podem observar espécies do Cerrado e da Caatinga.
Horário de visitação: Informado diretamente pelas operadoras credenciadas
Ingresso: não há cobrança de ingresso para a visitação do Parque. As operadoras credenciadas cobram pelos serviços oferecidos
Contato: (98) 3349-1267
3. Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará)
Apesar de ser o destino preferido de muitos casais, Jericoacoara também pode ser uma boa opção para crianças. Com uma área de mais de 8 mil hectares, o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara possui diversos atrativos para os visitantes, que podem aproveitar as praias do local e as belezas naturais, como a famosa Pedra Furada e a Árvore da Preguiça. Também é possível fazer passeios de canoa e de buggy até as lagoas do Paraíso, Azul e Tatajuba.
Ingresso: não há cobrança de ingresso
Contato: (61) 2028-9833
4. Parque Estadual das Dunas de Natal (Rio Grande do Norte)
Considerado o maior parque urbano sobre dunas do País, o local possui vários atrativos para quem quer aproveitar o descanso junto à natureza. Logo na entrada, o Bosque dos Namorados reúne milhares de árvores nativas da Mata Atlântica. O local ainda possui Centro de Visitantes, biblioteca, viveiro e locais para caminhada. A partir do Bosque, os visitantes também podem fazer algumas trilhas interpretativas que ajudam a conhecer mais sobre o ecossistema das dunas.
Horário de visitação: das 8h às 18h, de terça a domingo.
Ingresso: R$1
Contato: (84) 3201-4440
Sobre a Rede de Especialistas
A Rede de Especialistas de Conservação da Natureza é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores.