Entretenimento

Encontros ao acaso e melancolia no outono de Barcelona viram o novo clipe de ILYA para a música À Vontade

Um encontro inesperado pelas ruas de Barcelona resultou no clipe da música “À Vontade”, da artista cearense ILYA, que será lançado no dia 12/07/19, em suas plataformas digitais. Com direção de Germano Sousa, o vídeo – o quinto do álbum Doces Náufragos (2018) – foi gravado na noite da cidade catalã, com criação e colaboração de encontros entre a dança, musica e audiovisual.

ILYA explica que, no outono de 2018, estava em Barcelona quando, por acaso, encontra Germano, cineasta cearense. Após um café os dois já tinham ideias, entusiasmo e material necessário para a gravação do clipe, que deveria ser realizado de forma rápida, uma vez que ela iria partir da cidade no dia seguinte.

Uma designer de joias, duas bailarinas e um cineasta formavam junto da artista a equipe perfeita para A Vontade. “Gravamos tudo em uma noite chuvosa, que captou perfeitamente a melancolia que a música transmite”, pontua ILYA.

Para o videoclipe, Germano buscou justamente trazer a atmosfera bucólica das chuvas de outono, principalmente aquelas que ocorrem no período da noite. A ideia era dar destaque ao brilho das águas, aos espelhos d’água que se formavam nas ruas da cidade. “À medida que caminhávamos, íamos pensando nas possibilidades de linguagem. E aconteceu naturalmente. Foi uma noite linda, as meninas estavam em uma harmonia incrível”, complementa.

“À vontade” ‘e uma composição que para ILYA, “marca um estado de solitude, onde se permite que o outro viva o que precisa viver para além do que você espera.”  Os acordes, de Rian Batista, foram feitos em uma noite, na companhia de ILYA e Daniel Groove, nesses encontros regados a música e boa conversa. Para trazer a melancolia necessária para a artista, ela convidou o guitarrista Vitor Colares para sintetizar essa frequência.

“Essa tristeza, meio tropical, era bem o que eu queria para ‘à Vontade’. Essa é uma das minhas músicas preferidas do disco, tenho muito orgulho dessa composição e, agora, desse registro audiovisual, super sensível ”, finaliza ILYA.

 

Brasil Summerfest

Após o lançamento do clipe, ILYA se prepara para se apresentar em NY. A artista é um dos nomes confirmados para o Brasil Summerfest, cujo line up contará com atrações como Alceu Valença, Tulipa Ruiz, Duda Beat, Luedji Luna, entre outros. O evento é conhecido por levar apresentar para Nova York um pouco da cultura e da música brasileira.

As apresentações acontecem em diversos pontos da cidade. ILYA divide a noite com o artista Sessa, um dos co-fundadores da banda Garotas Suecas, no dia 24/07/19, a partir das 19h, no National Sawdus, localizado no Brooklyn. “Essa é uma oportunidade que tem muito me desafiado, apresentar musicas em portugues para um público que em grande parte fala outra língua é sempre uma emoção especial. a conexão vai além da palavra e sou muito feliz de poder viver isso. Também conhecer e trocar ideias e experiências com os demais artistas que estarão no evento”, diz ILYA.

Sobre a artista

ILYA lançou, em 2018, seu primeiro álbum, Doces Náufragos, pelo selo Índigo Azul. Neste trabalho, ela conta suas experiências e afetos de sua cidade natal Fortaleza, CE. Em nove canções, originais e de parceiros,  ela concentra uma pluralidade musical que flerta com o rock em meio a  psicodelia tropical brasileira.  O disco contou com produção musical de Daniel Groove, Claudio Mendes e da própria Ilya e co-produção por Klaus Sena. Está trilhando bonito pelo Brasil e além-mar com destaques de lançamentos em São Paulo, na Sala Itaú Cultural, e em Paris, na sala New Morning, dividindo palco com a banda Bixiga 70.

ILYA também é formada em Moda e em Teatro, com pós-graduação em Desenho e Pintura em Tela. Assina trabalhos como figurinista para espetáculos de teatro/dança e atua na cena musical autoral desde 2014, com a banda Tripulantes da Sabiabarca. Começou a exercitar composição através da dupla de música eletrônica Mantra Coité em 2016. Também faz parte dos artistas cearenses que compõem a aceleradora de projetos Porto Dragão (CE).

Ficha técnica – Clipe À Vontade – Ilya

Direção – Germano de Sousa

Direção de Fotografia – Germano de Sousa

Montagem – Germano de Sousa

Dança – Xoxe Conde e María de Vicente

Acessórios – Irene Forner

Figurino – Ilya, Xoxe Conde e María de Vicente

Lettering Ilya

Motion Graphics – Ed Borges

Agradecimentos:

Irene Forner, Anita Kreep, Xoxe Conde e María de Vicente

Produção – Ana Azeredo

Assessoria de imprensa – Bebel Medal

Selo – Índigo Azul

 

 

Brazil Summerfest – ILYA + SASSA

Dia: 24/07/19

Horário: 19h

Local: National Sawdust (80 N 6th St, Brooklyn, NY 11249, EUA)

Ingresso: 15$ (dólares)

 

Tickets e mais informações:

http://brasilsummerfest.com/

https://nationalsawdust.org/event/sessa/

 

Evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/283485605892596/

ILYA

Instagram @ilyamusica

facebook: https://www.facebook.com/ilya.musica/

site: www.ilya.com.br