Todo mundo já teve problemas com arquivos apagados, tanto acidentalmente, como por ação de vírus e coisas do tipo. Para remediar essa situação, existem disponíveis diversas soluções, pagas e gratuitas, que prometem recuperar seus arquivos. Dentre todos os aplicativos que já testamos, o EaseUs Data Recovery Wizard Professional se destaca como sendo o mais completo software de recuperação de dados disponível no mercado atualmente.

Instalação

O processo de instalação é simples e rápido, sem nenhuma configuração mais complicada, bastando basicamente clicar em Avançar em todas as telas.

Restauração

O assistente de recuperação oferece opções simples para que o processo possa ser realizado de forma transparente para o usuário leigo. No primeiro passo, o usuário seleciona a unidade onde deveriam estar os arquivos perdidos.

No segundo passo, o aplicativo inicia a digitalização dos arquivos, mostrando uma lista com todos os arquivos passíveis de recuperação.

O processo de recuperação de dados com EaseUS é bem rápido e permite pré-visualizar os arquivos antes da recuperação. Na versão gratuita, o software permite a recuperação de até 2GB de praticamente qualquer tipo de arquivos, que podem estar nos seguintes sistemas de arquivos FAT (FAT12, FAT16, FAT32), exFAT, NTFS, NTFS5, ext2/ext3, HFS+ ou ReFS.

Em seu site, a EaseUS Software oferece um guia simples em português e o download de um PDF mais completo, que infelizmente está em inglês.

Pelo conjunto da obra, recomendamos fortemente o uso do EaseUS Data Recovery Wizard Professional, tanto para técnicos como usuários leigos,.