Cotidiano

Decoração e iluminação do Ceará Natal de Luz estão em 26 pontos da cidade

O tema artístico da 23ª edição do Ceará Natal de Luz é assinado pelo Mestre Espedito Seleiro, um autêntico selo de cearensidade do evento. Na decoração deste ano, são 15 mil metros de mangueiras luminosas de led com 950 mil microlâmpadas, adornando 26 locais, entre praças, prédios e logradouros. Todos os espaços estarão iluminados até dia 6 de janeiro de 2020.

A identidade visual natalina é inspirada nas formas e cores do icônico trabalho do Mestre, homenageado em alusão aos seus 80 anos. As duas tradicionais árvores de Natal enfeitam a Praça do Ferreira, no Centro, com 25 metros de altura, e a Praça Portugal, na Aldeota, com 36 metros, foram projetadas para, mesmo à distância, retratarem os detalhes da costura do couro e a riqueza dos arabescos do artesão. Essa é a décima vez que o escritório DP Arquitetura, de Denise Braga e Pablyto Leivio, assina o projeto.

As milhares de microluzes enfeitam as Praças do Ferreira, Portugal, Luiza Távora e Cristo Redentor. Além desses espaços, a ambientação leva a magia dessa época para o Hotel Excelsior, o Cineteatro São Luiz, o Paço Municipal (sede da Prefeitura de Fortaleza), a Câmara Municipal, o Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado do Ceará), a Vice-governadoria e o Tribunal Regional do Trabalho. Também estão decoradas a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, a Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE) e a Faculdade CDL.

O Parque Pajeú, o Estoril (Praia de Iracema), a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), o Centro de Eventos do Ceará, o Mercado São Sebastião e as ruas Guilherme Rocha, Major Facundo, Pedro Borges, Floriano Peixoto, a avenida Monsenhor Tabosa também são pontos iluminados.

Espedito Seleiro

A técnica de Espedito Seleiro vem desde seu pai e atravessa gerações na família e é destaque no Brasil e no mundo pela criação de peças em couro como calçados, bolsas, cadeiras, acessórios e almofadas. Nos anos 2000, o artesão teve peças no figurino do filme “O Auto da Compadecida”, do diretor Guel Arraes. Em 2005, seus calçados e acessórios estavam no desfile da Cavalera, na São Paulo Fashion Week (SPFW). Espedito foi ao desfile, assistiu em lugar de destaque e essa estreia na moda foi marcante.

Em 2008, o criador de icônicas peças em couro, com cores e design original, recebeu título de Mestre da Cultura, concedido pelo Governo do Estado do Ceará, por seus relevantes serviços prestados à cultura e à arte. Em 2011, a Ordem do Mérito Cultural foi conferida pela Presidência da República Federativa do Brasil, por sua contribuição à cultura brasileira. Já em 2016, tornou-se Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, em 2017, pela Universidade Federal do Ceará. Em 2019, foi o homenageado com o troféu Sereia de Ouro.

Parceiros

A 23ª edição do Ceará Natal de Luz é realizado pela CDL Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sistema Verdes Mares, do Grupo Edson Queiroz, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.