Gastronomia

Conheça alimentos que podem substituir o ovo em receitas veganas

Presente em muitas receitas, o ovo pode ser um impeditivo para os veganos comerem alguns alimentos, como pães e bolos. Contudo, alguns ingredientes vegetais podem ser usados para substituir o ovo, que tem a função de dar leveza e liga à massa. O Mercado Vida Saudável, empreendimento com foco em alimentação plant based, conta com alguns itens que podem substituir o ovo nas receitas.

A linhaça triturada é um desses itens. Disponível à granel no Mercado, para utilizar a linhaça como substituto do ovo, deve-se usar uma colher (de sopa) da semente de molho em três colheres de água. Quando a linhaça absorver bem a água, é só acrescentar na receita.

Outro item que pode ser usado como substituto do ovo é a chia, também disponível à granel no Mercado. O preparo é o mesmo feito com a linhaça. Uma colher de chia para três de água. Após descansar, é só incorporar à massa.

A proteína da ervilha, além de oferecer uma série de micronutrientes e vitaminas, também pode substituir o ovo em receitas veganas. Com baixa quantidade de gordura e de carboidratos, é possível encontrar a proteína da ervilha à granel no Mercado Vida Saudável.

Sobre o Mercado Vida Saudável

O Mercado Vida Saudável, espaço voltado para o bem estar, sustentabilidade e alimentação de qualidade baseada no conceito plant-based, abriu suas portas em dezembro de 2019, na Av. Padre Antônio Tomás, coração da Aldeota.

Sob o comando dos empresários Patrícia Belo e Eduardo Humberto, o local conta com mais de 1.000 produtos alimentícios, de higiene pessoal, limpeza, beleza e pet shop de marcas conceituadas em todo o país, muitas chegando em Fortaleza pela primeira vez – e todas de origem vegetal, livres de crueldade animal.

Nas prateleiras, grãos, congelados, produtos to go, molhos, maquiagens, produtos de limpeza e até ração podem ser encontradas. Também há um espaço café que funciona todos os dias, com lanches, pratos principais, sucos e sobremesas.