Cotidiano

Ceará Global debate oportunidades de internacionalização para empresas

O Ceará Global, principal evento voltado para a internacionalização da economia do Ceará, chega à terceira edição com o tema: A força das Micro e Pequenas Empresas. O encontro gratuito acontece no dia 22 de agosto, de 8h às 18h, no Centro de Negócios do Sebrae. Os participantes terão acesso a palestras, cases e workshops sobre os principais temas que envolvem o comércio exterior e o investimento estrangeiro no estado.

A iniciativa é a principal ação anual de networking que reúne empreendedores, investidores, entidades de classe e poder público ligados ao comércio exterior. O objetivo é dar visibilidade aos investimentos estrangeiros no Ceará e, este ano, aumentar a participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) cearenses na pauta de exportação.

De acordo com Rômulo Alexandre, Presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEC e um dos articuladores do Ceará Global 2019, as empresas têm buscado expandir a sua atuação no mercado internacional, quer através da exportação de seus produtos, quer na identificação de fornecedores integrados numa cadeia global de suprimentos. Além disso, “a inserção das MPEs no mercado internacional interfere no desempenho dessas empresas, provocando a melhoria e adequação de seus produtos e da gestão, além de ampliar os horizontes e perspectivas do negócio”, destaca.

As inscrições gratuitas estão disponíveis até o dia 20 de agosto, no site https://www.sympla.com.br/ceara-global-2019–a-forca-das-mpes__572148. O Ceará Global é uma iniciativa articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros (CS COMEX & IE), com a co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (SEBRAE/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO/CE), Câmara Brasil Portugal e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Diferencial

A novidade deste ano é a Trilha da Internacionalização, uma atividade prática em forma de circuito em que os empreendedores terão acesso a informações relevantes para quem deseja realizar negócios internacionais. A estrutura em formato de octógono terá um palco principal onde ocorrerão as palestras durante a manhã. Na parte da tarde terá uma palestra sobre o Panorama das Exportações no Brasil, além das seis estações para cada uma das etapas mais importantes para o processo de exportação das empresas.

A gestora do projeto de internacionalização das MPEs do Sebrae-CE, Marta Campelo, explica que cada estação contará com especialistas em comércio exterior que atenderão aos grupos para repassar informações relevantes sobre o tema e esclarecer as dúvidas sobre os passos a serem seguidos pelas empresas exportadoras e potenciais exportadoras nas diversas fases do seu processo da internacionalização. No final dessa dinâmica, os participantes ajudarão a estruturar um painel reunindo os aspectos mais críticos no processo de exportação e que subsidiarão um plano de ação para apoiar as empresas cearenses a ingressarem no mercado internacional.

Comércio Exterior

Segundo pesquisa da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) apresentada no Fórum de Empresas Transnacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2017, considerada a maior já feita no país, em termos de número de empresas respondentes (229): os Estados Unidos são prioridade das empresas brasileiras que pretendem se internacionalizar; o país é citado por 68,8% das empresas, seguido por Colômbia (23,4%), México (21,3%), Argentina (17,7%) e Emirados Árabes (15,6%).

Outros pontos apresentados pela pesquisa são as razões que motivam a Internacionalização das empresas que incluem o aumento nas vendas (72,7%), a diversificação de riscos (65,3%) e a proteção em relação à volatilidade do mercado doméstico (61,3%).

SERVIÇO:

Ceará Global – A força das MPEs

Local: Centro de Negócios Sebrae | Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema

Dia: 22 de agosto (quinta-feira)

Horário: 08h às 18h

Inscrições: https://bit.ly/2Lnu7By

PROGRAMAÇÃO:

8h00 – Credenciamento / Welcome Coffee & Networking (no Business Lounge)

8h30 – Lançamento (no Business Lounge) da edição “CEARÁ: Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2019 – APEX”

8h45 – Abertura do evento (no Palco Principal)

9h00 – Assinatura do Acordo que institui o Fórum de Cooperação Permanente das Câmaras de Comércio Exterior no Ceará.

9h30 – Agenda internacional do Ceará, (Élcio Batista, Secretário da Casa Civil do Ceará)

10h00 – Panorama do Investimento Estrangeiro Direto no Ceará, (Carol Monteiro, Presidente da Junta Comercial)

10h30 – As Redes Sociais e a Internacionalização de empresas, (Carolina Dostal, LinkedIn Specialist)

11h00 – Governança para atração de investimentos para o Brasil (a confirmar)

11h30 – Inspirando empresas para a Exportação:

| Caso 1 – Frutas do Ceará, (Carlos Prado, Itaueira)

| Caso 2 – Experiência Digital, (Paulo Henrique, Vonixx)

12h00 – Intervalo / Brunch (no Business Lounge)

13h30 – Reinício das atividades (no Palco Principal)

13h45 – Panorama Geral das Exportações no âmbito das MPEs (Richard Markwald, Diretor Geral da FUNCEX)

14h30 – Apresentação da Trilha da Internacionalização (Marta Campelo, Sebrae/CE)

14h45 – Início do circuito (jornada pelas 6 estações de apoio ao exportador)

|Estação 1: Engenharia da exportação

|Estação 2: Instrumentos de apoio ao comércio exterior

|Estação 3: Adequação ao mercado externo

|Estação 4: Promoção comercial e digital

|Estação 5: Financiamento e câmbio

|Estação 6: Logística e despacho aduaneiro

16h45 – Painel de Resultados,  (Coordenação, Mônica Luz, Unifor e Hermes Monteiro, Faec)

17h45 – Encerramento