Se você vai viajar tem que se preocupar com muitas coisas, passagens, horários, locais que irá visitar, o que planeja comprar e o que comer, mas muitos viajantes costumam deixar passar o seguro viagem.
Porém o seguro viagem é exigido em muitos países da Europa e em outros locais pelo mundo, por esse motivo você deverá acrescentar esse fator em seus planos de viagens, caso não queria ficar irritado durante sua estadia no estrangeiro.
Mesmo que você esteja planejando viajar barato, nada vai adiantar se você não tiver uma garantia de reembolso caso o voo seja cancelado, uma assistência médica ou um rastreamento de passagem.
Saiba que um seguro viagem não cobre apenas problemas com voos cancelados e problemas com bagagens, muitos acabam agindo também em relação a documentação, caso você acabe perdendo os documentos terá como conseguir novos sem dor de cabeça.
E ainda problemas jurídicos, uma batida de carro ou um costume cultural que pode ser visto de forma ofensiva no país visitado, tudo isso será complicado se você não possuir um bom advogado a sua disposição.
Em relação aos custos médicos um seguro viagem costuma te fornecer os melhores preços ou cobrir alguns gastos – vai depender do pacote assinado e de sua asseguradora -, pois ter uma crise alérgica em outro país ou até sofrer um acidente certamente não estar nos planos e isso pode desencadear muitos gastos não pensados.
É bom pesquisar sobre o que o pacote do seguro viagem vai cobrar, se irá ser incluído gestantes, viagens com menores e até uma assistência odontológica, por exemplo, você poderá ir até o site da seguradora e conferir seus valores ou tirar suas dúvidas.
Existem diversas seguradoras que atuam atualmente no mercado, para saber se elas são realmente confiáveis procure as recomendações no Google e em sites como Reclame Aqui!, a reputação dessas seguradoras no site realmente demostram a experiência das pessoas que tiveram algum problema e como foi resolvido.
Conferir todos os dados colocados na propaganda da seguradora e ligar para conseguir informações também é uma boa saída.
Por exemplo, a asseguradora Assist Card informa que seu atendimento está disponível 24h por dia e 7 dias por semana. Também informa a capacitação de sua equipe e que está presente em vários países do mundo.
E, se você buscar no Google e no Reclame Aqui!, você poderá saber como foi a experiência daqueles que utilizaram e qual foram os maiores problemas enfrentados, além de saber como foram resolvidos.
O seguro viagem não é apenas utilizado para viagens internacionais, muito das principais seguradoras também oferecem seus serviços para viagens dentro do Brasil, então mesmo que não viaje para muito longe é bom ter esse serviço sempre disponível, pois nunca se sabe quando um pequeno acidente poderá acontecer.
Algumas seguradoras ainda oferecem seus serviços para viagens de cruzeiro, seja uma viagem de cruzeiro pela América do Sul, pelo Norte da Europa, Mar Mediterrâneo e outros destinos. Neste caso você também deve ficar atento ao que se diz em seu contrato.