Cultura

6º Festival Internacional de Circo do Ceará bate recorde de inscrições

Aberto a artistas e companhias do Brasil e do mundo, o Festival Internacional de Circo do Ceará é uma grande oportunidade de fortalecer as artes milenares circenses no estado. Além de possibilitar intercâmbio com profissionais, ideias e técnicas dos mais variados tipos e lugares. A 6ª edição ainda está nos preparativos, mas já começa com um recorde: 510 inscrições de propostas de espetáculos e oficinas. O número representa propostas enviados por grupos, companhias e artistas de todo o país e do mundo e supera os 354 inscritos de 2018. Estão nessa lista para 2019, produções de oito países da América Latina, seis da Europa e dois da América Central. Juntos a outros tantos de todas as regiões do Brasil.

O 6º Festival Internacional de Circo do Ceará tem nova data, e será realizado de 13 a 24 de novembro em Fortaleza, Paracuru, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante. A lista de selecionados para compor a programação do evento será divulgada no dia 30 de agosto, no site do Festival. Assim como foram as inscrições, a programação também é totalmente gratuita.

Criado em 2014, o Festival Internacional de Circo do Ceará tem a proposta de capacitar, difundir e integrar as diversas possibilidades do universo circense no Ceará. Proporcionar a artistas do Ceará, do Brasil e de outros países a possibilidade de intercâmbio, a troca de experiências e o aprendizado são fatores que têm conferido ao Festival um importante papel da valorização e difusão do Circo em toda a sua abrangência no campo das artes, da cultura e da tradição popular.

O 6º Festival Internacional de Circo do Ceará, financiado via Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da DASS e apoio da Aninger. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006). Agradecimento à Enel.  Produção: Iluminura Produtora Cultural. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal.

Regulamento informações no site https://www.festivaldecircoceara.com