Cotidiano

Gestores de performance em marketing digital e e-commerce em alta

Ter o acesso a diversas lojas e marcas, poder comprar o que quiser, tudo na palma da mão. O que parecia roteiro de filme de ficção científica, já é uma realidade cada vez mais presente na vida de muitos. Com presença massiva em diversos canais no ambiente online, as empresas estão investindo cada vez mais em profissionais qualificados que possam atuar nele. Entre eles estão os gerentes de marketing digital e de e-commerce.

“Os gerentes de alta performance tanto de marketing como de e-commerce são de fundamental importância nesse novo cenário de crescimento online. Eles são peças chaves que irão, praticamente, desenvolver todo o ambiente de vendas e a relação entre a marca ou a loja e o consumidor”, conta Mauro Rohsner, consultor da Alta Performance Escola de Gestão e Negócios.

O gestor de Alta Performance de marketing é o profissional que irá direcionar os investimentos de uma empresa ou marca para os melhores canais online onde a marca está presente. Todas as decisões deste profissional devem ser embasadas em números e dados do negócio e nas ações de marketing de performance já realizadas. Este gestor deve ter um perfil arrojado e ser multitarefa, ou seja, ter a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Deve ter um forte viés na área comercial, além de visão de negócio e rentabilidade.

Já o gestor de E-commerce é o profissional que irá organizar todo o formato do negócio, além de montar a loja online e definir qual portfólio e produtos serão vendidos. Este profissional, quando atuando em grandes lojas varejistas são responsáveis também pela rede de suprimento do e-commerce (supply chain) e responsável por todos os canais de vendas. Entre as atividades ainda estão a precificação, mix de produtos a serem vendidos até a logística de entrega dos produtos e satisfação do cliente.

Para quem quer atuar na área, além da experiência no mercado, que muitas empresas exigem, é necessário estar sempre antenado às mudanças. “O ambiente online muda muito rapidamente. As regras que hoje são aplicadas em redes sociais, por exemplo, estão em constante atualização. Os algoritmos buscam sempre oferecer a melhor experiência para os consumidores, então não dá pra ficar parado”, conta Mauro.

Em Fortaleza, alguns cursos oferecem justamente a formação para quem quer entrar na área, mas também quem procura qualificação. Um deles é realizado pela Seja Alta Performance – Escola de Gestão de Negócios.

“As empresas têm focado cada vez mais em profissionais que trazem resultado, que tem foco em solucionar problemas e que conseguem, principalmente, atuar em equipe. E esse é o DNA da Seja Alta Performance. Desenvolver e levar os profissionais gestores a terem um maior conhecimento de suas empresas e consequentemente aumentar seus resultados”, conta Marcos Freitas, CEO da escola.

Marcos ressalta que os cursos desenvolvidos pela Seja Alta Performance – Escola de Gestão e Negócio são ministrados por consultores que vivenciam na prática o mercado. “Nós criamos programa de desenvolvimento, onde trabalhamos a visão estratégica do empresário, assim como a inovação e a invenção para aquele indivíduo criar um diferencial no mercado”, encerra.