Informe Publicitário

Você sabe para que servem e o que são os taludes?

Quando falamos em construções em geral, não podemos nos esquecer dos taludes. A engenharia está crescendo a passos largos, e todos nós ganhamos com tudo isso. A importância destes está cada vez mais clara para o crescimento das cidades, independentemente do tamanho das mesmas. A população precisa de mais espaço, e nada melhor do que o avanço tecnológico para nos mostrar novos caminhos.

Definição de talude

O talude nada mais é do que um terreno que permite a sustentação do solo. Creio ser mais fácil definir os taludes como morros ou encostas. De fato, os taludes podem ter duas origens: natural (criado pela natureza), bem como o artificial (taludes criados pelas mãos humanas).

Um detalhe importante a respeito dos taludes: A inclinação dos mesmos não deve ultrapassar 45°. Uma inclinação superior a esta pode comprometer a obra, causando até um desabamento. Outro detalhe importante para se crie uma condição melhor para os taludes: A criação de curvas de nível é essencial para que evite erosões.

 

Para que servem os taludes na construção civil?

 

Talude de barragem

É uma construção feita com a intenção de barrar um rio, ou seja, formar um reservatório. É uma obra muito importante em vários casos, então, um estudo mais aprofundado deve ser feito de acordo com cada caso.

 

Queda de blocos

Os taludes são essenciais para evitar quedas e rolamentos de blocos. Podemos afirmar que o fraturamento destes blocos causam uma grande instabilidade no terreno. A construção dos taludes resolve estes problemas de forma rápida e eficaz.

 

Manutenção e preservação dos terrenos

Os processos erosivos causados pelas águas pluviais podem ser solucionados pelos taludes. A desagregação superficial da rocha ou solo devido a presença de argila expansiva, é outro fator preocupante que exige a ajuda dos taludes.

Reforçar o solo

Outra função importante dos taludes de escavação é reforçar o solo introduzindo elementos resistentes. A ideia é criar um talude revestido que evite problemas de erosão. A técnica principal deste modelo é intercalar camadas de elementos resistentes de baixo para cima.

Às vezes também é necessário drenar o solo dos taludes para que tenham um melhor desempenho. O fato de como funciona a drenagem do solo também é muito interessante e importante na infraestrutura urbana. Um geocomposto drenante que seja adequadamente projetado pode substituir os drenos tradicionais que são usados ao tardoz de taludes e outras estruturas como por exemplo.

Há muitos outros fatores importantes no dia a dia dos taludes, então, vamos dar a devida atenção aos mesmos. As autoridades e a população devem ficar atentos a tudo que ocorre ao nosso redor.

Como podemos ver, os taludes exercem uma função mais do que primordial no nosso dia a dia, portanto, devemos valorizar os profissionais da área da construção civil, de modo que estes possam continuar a estudar e aprofundar o conhecimento no tocante aos taludes. As inovações tecnológicas devem ser levadas a sério sempre, e todos devem acompanhar. As cidades estão crescendo demais, e exigem melhores condições para a população em geral. Vale a pena registar que este é um caminho sem volta. Teremos dias melhores ainda no futuro.