Cotidiano

Unifametro recebe sala de apoio à amamentação e posto de coleta de leite materno

A Clínica Integrada em Saúde do Centro Universitário Fametro (Unifametro) recebe novos serviços neste mês de abril. Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, subordinado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Unifametro oferece sala de apoio à amamentação e posto de coleta de leite materno. A inauguração realizou-se na última terça-feira (09), na própria Clínica Integrada da instituição de ensino.

A solenidade de inauguração dos espaços contou com a presença de representantes da diretoria da Unifametro, do Hospital Albert Sabin, do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) e da Prefeitura de Fortaleza.

Para a reitora Christianne Melo, a parceria com o hospital incrementa ainda mais os serviços que a clínica oferece ao público do entorno do centro universitário. “Graças a essa colaboração, poderemos ofertar bem-estar à muitas mães e crianças que nos procuram em busca de atendimento qualificado, gratuito e humanizado. Além disso, acreditamos que a prática na área de saúde é fundamental para a plena formação de nossos alunos, disseminando conhecimento e dividindo-o com a sociedade”.

A sala de apoio à amamentação e o banco de doação de leite materno têm como objetivo favorecer o acesso da mulher que está amamentando à doação de leite materno, oferecer avaliação de possíveis intercorrências e dificuldades no processo de amamentação, incentivar o aleitamento materno e fortalecer o vínculo afetivo entre a família e o recém-nascido. O leite materno doado é recolhido pelo banco de leite do Hospital Albert Sabin, pasteurizado no próprio hospital e encaminhado, em quantidades adequadas, aos bebês internados nas UTIs Neonatal e de Médio Risco. São crianças prematuras, em situações pós-cirúrgicas e sindrômicas que, comprovadamente, apresentam recuperação mais rápida e eficaz com a ingestão do leite materno.

Os espaços são voltados para a comunidade e também servem de suporte às colaboradoras e estudantes da instituição que desejam realizar o desmame do leite materno em local seguro e confortável. É um incentivo para que elas continuem amamentando seus filhos com conforto e privacidade, fazer a coleta e armazenar o leite em frascos previamente esterilizados, contribuindo para a saúde de outras crianças.

Para mais informações sobre os locais e como ter acesso aos serviços, é disponibilizado o telefone (85) 3206.6433.