Cotidiano

Tradicional Pão de Coco da Semana Santa ganha releitura de receita Portuguesa

*Receita com camadas de coco e cobertura com uma “cocada mole” 
foi adaptada para o gosto do cearense e do  brasileiro na Semana Santa.*
A gente já sabe que o Pão de Coco é um alimento preferido dos cearenses e quicá dos brasileiros na Semana Santana. Mas a receita da iguaria pode ganhar uma releitura de uma receita tradicional portuguesa com um toque cearense.
A Padaria Romana, da Avenida 13 de Maio em Fortaleza, trouxe das terras lusitanas o Pão de Deus.
O pão de deus é uma receita típica que encontra em todos os cafés e pastelarias lusitanos. Um saboroso pão coberto com coco, doce de ovos e açúcar. Há quem goste de recheá-lo com outros tipos de doces, como geleias, ou mesmo com queijo e fiambre.
O Pão de Deus é bem fácil de aprender para fazê-lo em casa. Se fizer em maior quantidade, também pode congelá-lo, sem perder o paladar.
“Eu sempre trago de Portugal esse pão. Como por lá e trago para comer aqui com as amigas também. Foi o que me motivou a começar a reproduzir aqui esse pão . É de comer se joelho. Casa super bem com a Semana Santa pois o coco é já tradição nessa época “, enaltece Marina de Castro Braga, gerente de atendimento da Padaria Romana.
A receita que compartilhamos abaixo rende entre 10 e 13 pães para saborear mesmo quando acabados de fazer.
Receita do Pão de Deus
Massa :
500g + 100g de farinha;
75g de açúcar;
75g de manteiga;
50ml de leite;
200ml de água;
11g de levedura seca (tipo fermipan);
sal q.b.
– Ingredientes para a cobertura –
1 ovo + 1 gema para pincelar;
80g de coco ralado;
80g de açúcar;
40g de manteiga amolecida.
 
– Modo de preparação –
Numa taça coloque as 100g de farinha e abra um buraco no meio. Acrescente o sal, a levedura e o leite morno, mas não demasiado quente. Amasse bem até conseguir formar uma bola, tape e deixe repousar cerca de 20 minutos.
Noutra taça coloque as 500g de farinha, o açúcar, a manteiga amolecida e a água tépida. Acrescente também a bola de massa anterior, previamente repousada e amasse bem até obter uma bola de massa elástica e macia. (Pode optar por amassar na máquina de pão, no robot de cozinha ou com uma batedeira e pás próprias).
Forme uma bola, tape e deixe repousar mais 30 minutos. Ao fim desse tempo divida a massa em 12 bolas menores e coloque-as num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, tape com um pano e deixe repousar mais 45 minutos. (Atenção às correntes de ar e cumpra os tempos de levedar ou o resultado não será o melhor.)
Misture agora todos os ingredientes da cobertura (menos a gema) e reserve.
Quando os pãezinhos estiverem levedados, pincele-os com a gema de ovo e cubra generosamente com a cobertura.
Leve depois os pãezinhos ao forno previamente aquecido a 180 graus, durante cerca de 15 minutos. (Não caia na tentação de deixá-los mais tempo no forno.)
 
Contato para entrevista: Marina de Castro, gerente de atendimento da Padaria Romana: 98843-2650(whatsapp)