Revitalizar bibliotecas em escolas públicas e realizar atividades que incentivam a leitura literária. Essa é a base do projeto *Territórios da Leitura*, que entrega em setembro oito bibliotecas, em seis cidades do Ceará. A primeira escola contemplada será a EMEIEF José Assis de Oliveira, localizada em Maracanaú, no dia 5. Em seguida serão as escolas *EEF José Bonifacio de Sousa em Quixadá*, no dia 9; *EEF Clara Alves de Araújo em Iguatu*, no dia 10; *EMEIEF Ana Xavier Lopes em Russas*, no dia 11; *EMEF Jonas Henrique de Azevedo, EMEF Mestre Sabino e EMEF José Firmino da Cunha no Trairi*, no dia 12 e, por fim, a *EEF Professora Mizinha em Icapuí*, no dia 16. Ao todo serão contemplados mais de 5 mil estudantes da educação básica do Ceará.
O Territórios da Leitura revitaliza as bibliotecas com pinturas, móveis projetados, cadeiras coloridas, pufes e mesas, trazendo novas cores e conforto. Ganham ainda computadores, smart TV, ar condicionado e jogos educativo-culturais, além da ampliação do acervo de cada biblioteca com a doação de 200 novos livros de literatura infantojuvenil. O projeto oferece também oficinas literárias, contação de histórias, mediações de leitura para estudantes, formações e consultorias para os educadores na área de dinamização de biblioteca escolar e mediação de leitura literária.
A biblioteca é considerada essencial na formação educativa dos estudantes. De acordo com Patrícia Bezerra, bibliotecária e consultora do Territórios, “as bibliotecas são locais de encontro com a leitura, socialização e criação cultural, além de serem ambientes propícios para a aprendizagem e a ampliação de conhecimentos, e isso é apenas o básico. Com a implementação deste projeto, estudantes, corpo docente e funcionários da escola poderão usufruir de tudo o que uma biblioteca bonita, acolhedora, bem equipada e com um bom acervo pode oferecer”.
O Territórios da Leitura é realizado pela Invento Produções Culturais e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Tem como patrocinadoras nesta edição as empresas Vestas, Dakota e Cie Durametal. Parceria da BG Soluções Sociais, do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e das Secretarias de Educação de Maracanaú, Iguatu, Quixadá, Icapuí, Russas e Trairi. Produção D’grau Produções.
SEMINÁRIO VIRTUAL
O projeto também oferece um seminário virtual para educadores sobre leitura literária na educação básica, que será realizado entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro. O evento é gratuito e aberto ao público, consiste em cinco palestras com especialistas renomados no Brasil, as quais serão transmitidas no canal do YouTube da Invento Produções Culturais, sempre das 18h às 19h. Para receber o certificado, o participante se inscreve no site do projeto, assiste às transmissões das palestras ao vivo e assina a frequência online. As inscrições podem ser realizadas no site (https://territoriosdaleitura.com.br/), a partir do dia 7 de outubro.
SOBRE TERRITÓRIOS DA LEITURA
O Territórios da Leitura está no seu quinto ano de realização, desenvolvendo o hábito da leitura como um meio de emancipação social. Com esta edição, o projeto chega à marca de 27 bibliotecas de escolas municipais revitalizadas e mais de 16 mil estudantes contemplados, em diversas cidades cearenses. O projeto já beneficiou escolas de Aquiraz, Fortaleza, Forquilha, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, e agora, chega nas cidades de Iguatu, Quixadá, Icapuí, Russas, Trairi e novamente em Maracanaú. De acordo com pesquisas internas realizadas em 2023, os alunos se sentem mais estimulados a ler e a frequentar o novo espaço, assim como os educadores também aprovam a revitalização e os benefícios das formações oferecidas.
INVENTO PRODUÇÕES CULTURAIS
A Invento Produções Culturais, realizadora do Territórios da Leitura, é uma empresa cearense de produção cultural e está completando 15 anos de atuação. Com o propósito de utilizar a criatividade como estímulo para pensar e fazer cultura, a Invento se destaca também pelos projetos autorais voltados para as novas gerações e de democratização do acesso à cultura, especialmente pelo Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), que realizou 13 edições. A produtora criou ainda o projeto “Ventos do Saber”, que revitalizou bibliotecas em comunidades indígenas e periféricas de Caucaia, Itaitinga e Pecém, assim como já fez a produção executiva do festival Maloca Dragão e da programação de férias do Dragão do Mar e de outros eventos culturais. Assina a produção do Cine Miau e do Ateliê de Brincar.
*Mais informações:*
*Site:* https://territoriosdaleitura.com.br/
*Instagram:* https://www.instagram.com/territoriosdaleitura/
*YouTube Invento Produções Culturais:*
https://www.youtube.com/inventoproducoesculturais