Cultura

Teatro Transcendental tem espetáculos nacionais abertos ao público

A 17ª edição do Teatro Transcendental acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no Teatro Riomar Fortaleza. O evento terá cinco espetáculos teatrais, com encenações que vão do drama à comédia e que também são acessíveis ao público infantil.

As apresentações são abertas ao público, mas a organização sugere que os espectadores troquem seus ingressos por dois ou mais quilos de alimentos não-perecíveis. A troca pode ser feita em quiosques montados nos shoppings Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy, Aldeota, Shopping Benfica, Mundo Akar e nas sedes do Gepe – Piedade e Água Fria. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades beneficentes.

Entidades beneficiadas

Este ano, as entidades que receberão as doações serão: Casa da Esperança, Associação Beija Flôr, Obra Lumen, Centro de Recuperação Grão de Mostarda, Creche São Judas Tadeu, Pastoral do Povo de Rua.

Espetáculos

Em 2019, O Teatro, que é promovido pela Associação Estação da Luz, contará com os seguintes espetáculos: “O circo sem teto da lona furada dos bufões” (CE), “A psicanalista surda” (CE), “Autoajude-me! 60 minutos para morrer” (RJ), “O que é que ele tem” (RJ) e “Divaldo Franco: o semeador de estrelas” (RS). Vale ressaltar que o evento não possui fins lucrativos e que ao longo desses 17 anos já arrecadou mais de 154 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 88 entidades sociais.

Interior

Além do evento acontecer na capital cearense, também deve percorrer o interior do estado, com espetáculos itinerantes. Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Pentecoste, Viçosa do Ceará, Quixeramobim, Camocim, Horizonte, Eusébio e Aquiraz contarão com apresentações abertas ao público.

Apoio

A Mostra não sairia do papel se não fossem as empresas que tanto apoiam a arte e enxergam na iniciativa uma oportunidade de promover uma cultura de paz e de ajuda mútua ao próximo. Estão juntos nesse projeto a Hapvida, Servis Eletrônica, Halexistar, Café Santa Clara, Pasto & Pizza, Shopping Aldeota, Shopping Riomar Fortaleza, Shopping Benfica, Teatro RioMar Fortaleza, Stand Show, Mundo Akar, Bermas com o apoio do Ministério da Cidadania.

TEATRO TRANSCENDENTAL

Pioneiro no Brasil, o Teatro Transcendental, promovido pela Estação da Luz, apresenta uma seleção de peças teatrais que abordam lições de fé, amor e altruísmo. “Eventos como o nosso proporcionam à sociedade um entretenimento de qualidade no que tange ao caráter dos seus espetáculos e trazem em seus roteiros conteúdos que despertam o pensamento crítico com relação às principais questões da nossa existência, promovendo uma cultura de paz e de integração entre todos, na certeza de que estamos conectados pela religião do amor. E um detalhe principal: pode ser acompanhando por toda a família”, comenta Sidney Girão, organizador do Teatro.

ESTAÇÃO DA LUZ

A Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, sediada no Ceará e com mais 15 anos de atuação. Fundada por um grupo de voluntários, assumiu o compromisso de implementar projetos com foco social nas áreas de Educação, Cultura e Esporte, todos voltados para a construção de uma cultura de paz e transformação cultural.

SERVIÇO:

17ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

Data: 29 de agosto a 1º de Setembro de 2019

Local: Teatro Riomar Fortaleza

Entrada: Sugere-se que sejam trocados por dois quilos de alimentos pelos ingressos. Os pontos de troca são nos shoppings Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy, Aldeota, Benfica, Mundo Akar e nas sedes do GEPE – Piedade e Água Fria.

Site: www.teatrotranscendental.com/

PROGRAMAÇÃO:

DATA: 29/08/2019, às 20h

AUTOAJUDE-ME! 60 MINUTOS PARA MORRER (RJ)

Categoria: Comédia

Classificação: 12 anos

Sinopse: Charles Cooper, um famoso guru de autoajuda, e um motorista de uber acordam amarrados num cubículo sem saber como foram parar ali. Descobrem que foram sequestrados por um seguidor frustrado do guru que pretende matá-los e a si próprio, a menos que consigam salvar-se utilizando os cinco passos do Best-seller de Charles “Cinco Passos Para o Sucesso”. Eles têm para isso exatos sessenta minutos. AUTOAJUDE-ME é uma tragicomédia sobre o valor da vida, que apesar de não ser feita só de sucessos, é por si só um sucesso quando nos permitimos vivê-la.

Data: 30/08/2019, às 20h

DIVALDO FRANCO: O SEMEADOR DE ESTRELAS (RS)

Categoria: drama / comédia

Classificação: 12 anos

Sinopse: Espetáculo em homenagem aos 92 anos de vida do Professor, médium espírita, humanista e pacifista Divaldo Pereira Franco.

Em cena, quatro atores narram, cantam e encenam momentos da sua trajetória: Infância, mocidade e fase atual, com momentos emocionantes e hilários, resultando em uma grande celebração de arte e espiritualidade.

Data: 31/08/2019, às 16h

O CIRCO SEM TETO DA LONA FURADA DOS BUFÕES (CE)

Categoria: Infantil

Classificação: Livre

Sinopse: O circo sem teto da lona furada dos Bufões é uma comédia musical infantil que retrata a história de um circo mambembe nordestino tentando sobreviver no midiático mundo contemporâneo. Os palhaços “Bufão”, “Panfeto” e “Pafim”, regem a charanga tocando instrumentos exóticos ao vivo, fazendo gags, brincando com a plateia num tom despojado e teatral. Canções, palhaçadas, piruetas, mágicas, pernas de pau e outras “cositas”. A trupe faz de tudo para que a magia e a beleza do circo não cheguem ao fim, mesmo quando as atrações não passam de uma grande furada!

Data: 31/08/2019, às 20h

A PSICANALISTA SURDA (CE)

Categoria: Comédia

Classificação: 12 anos

Sinopse: A Dra. Rachel Wainzoff, uma desajeitada psicanalista da década de 40, incorpora, após tomar um chá alucinógeno, na tentativa de curar um problema de surdez temporária, ninguém menos que o Dr. Sigmund Freud, o criador da Psicanálise. Ela tem, então, a chance de realizar um atendimento como se fosse o seu próprio mestre, auxiliando a histérica Marta Baratta, que alega ter sido vítima de abuso sexual na infância. Será verdade o que Marta diz? Ou pura fantasia, motivada pelo Complexo de Édipo não resolvido?  “O espetáculo é uma obra de ficção, e não objetiva representar o modelo de atendimento psicanalítico. Seu objetivo é abordar a questão do trauma sexual, e suscitar reflexões a respeito. Por isso mesmo, haverá momentos de muita tensão. Nossa gratidão a Sigmund Freud por ter ousado começar esse caminho, que hoje se desdobra em tantos outros, que conduzem milhares de pessoas ao conhecimento de si mesmas.”

Data: 01/09/2019, às 20h

O QUE É QUE ELE TEM (RJ)

Categoria: Drama

Classificação: 14 anos

Sinopse: Saúde, superação, sobrevivência, memória afetiva e, acima de tudo, muito amor. Estes são alguns dos pontos chaves que nos levam a penetrar no denso universo de “O Que É Que Ele Tem”, livro de Olívia Byington. Temos um relato corajoso e honesto de Olívia Byington – hoje mãe de quatro filhos – sobre sua relação com a maternidade e com seus próprios anseios e incertezas. Ao contar sua história, a escritora reviveu fatos esquecidos e sacou do fundo do coração sentimentos e vivências difíceis de serem revisitados. Mas a presença de João, seu primeiro filho que nasceu com uma síndrome rara a ajudou de forma definitiva: “Ele tinha uma aparência tão frágil que ninguém poderia saber que, dentro daquele fiapo de gente, morava um ser forte e agarrado à vida. No seu quarto de criança, pendurei na parede um enorme Super-Homem.” Uma linda história de amor.