Colunas

Site compara opções de crédito para MEI

A facilidade de ser empreendedor individual -MEI trouxe para muitas pessoas uma forma rápida e prática de iniciar ou formalizar seu negócio a um baixo custo e com menos burocracia. Apesar disso, o empreendedor ainda esbarra por muitas vezes na dificuldade em conseguir obter capital de giro, e o que seria uma oportunidade de crescimento profissional acaba por se tornar um grande problema.

Pensando nisso, foi lançado no mercado brasileiro uma ferramenta capaz de buscar as melhores oportunidades de empréstimo para MEI. Realizando a consulta em diversas opções financeiras ao mesmo tempo, o site coolfinance.com.br permite, de forma prática e transparente, conhecer as opções disponíveis no mercado para auxiliar no crescimento e manutenção do negócio.

Não sabe ainda o que é um MEI?

A sigla significa Micro Empreendedor Individual, e é uma categoria que foi criada em 2008 para formalizar as atividades de trabalhadores informais. O MEI pode faturar até 81 mil reais por ano, caso ultrapasse esse valor é necessário atualizar o cadastro para outra modalidade.

O empréstimo para MEI foi impulsionado pelo aumento de pessoas cadastradas nesta modalidade a partir de 2013. Hoje já são mais de 8 milhões de pessoas registradas na categoria.

A maioria das opções de empréstimo realiza a análise do CNPJ, ou seja, como pessoa jurídica, mas também é possível fazer um empréstimo pessoal com análise do CPF. O segundo ponto não é muito indicado, pois é importante ter as contas pessoais separadas do planejamento financeiro de pessoa jurídica.

Direitos e Deveres de um MEI

  • Ser maior de 18 anos
  • Não ser sócio de nenhuma outra empresa
  • Realizar uma atividade que se encaixe como MEI
  • Contribuir para o INSS
  • Contratar 1 pessoa como funcionário CLT
  • Pagar mensalmente a DARF de atuação