Gastronomia

Senac realiza oficinas gratuitas de gastronomia na CASACOR Ceará

Neste final de semana, o Sistema Fecomércio realizará uma série de ações durante a 21ª edição da CASACOR Ceará, que, este ano, tem como tema o “Planeta Casa”. Na sexta-feira e no sábado, dias 20 e 21 de setembro, o público terá a chance de participar das oficinas de gastronomia no Espaço Cozinha de Origem, promovidas pelo Senac em conjunto com o Programa Mesa Brasil Sesc.

A ideia é que os interessados aprendam a desenvolver receitas tendo como ponto de partida o combate ao desperdício, com princípios do aproveitamento inteligente dos alimentos. As oficinas são gratuitas e limitadas a 40 participantes. Na sexta, os interessados vão aprender a fazer Farfalle com pesto, tomates assados e camarões. Já no sábado, a receita é Torta cookie de banana.

Além disso, na ocasião, será possível adquirir publicações da Editora Senac nas áreas de Arquitetura, Decoração, Arte, Design, Jardinagem, Gastronomia e Fotografia.

 

Gastronomia e arquitetura

Já na quinta-feira, 19 de setembro, acontece também o lançamento do livro “Cozinha: do fogo aberto ao século XXI”, de Ana Virginia Furlani, no Espaço Cozinha de Origem da CASACOR Ceará. A obra, que vai sair pela Editora Senac” teve início entre os anos de 2005 e 2008, quando a arquiteta morou na Espanha para fazer uma pós-graduação na Universidade Politécnica da Catalunha. Quando teve que escolher um tema para a tese de conclusão de curso, não teve dúvidas em escrever sobre cozinhas, mais especificamente sobre a história da gastronomia e da arquitetura com foco na realidade euro-americana, uma vez que os livros que tinha acesso eram todos dessa região.

Em 2017, resolveu ler novamente o trabalho. “Na mesma hora, pensei: esse tema que escrevi há tantos anos é muito mais atual hoje que naquele tempo. Não tive a menor dúvida! Decidi traduzir aqueles textos para o português e publicá-los, acrescentando, é claro, a história das cozinhas no Brasil, desde a chegada dos portugueses”, explica Ana Virginia. O resultado do livro é um passeio pela história da humanidade, do ato de cozinhar e comer, o que nos diferencia para sempre das outras espécies animais e dos nossos ancestrais hominídeos, ato que a arquiteta considera uma das mais belas manifestações humanas.

 

SERVIÇO – Sistema Fecomércio na CASACOR Ceará 2019

Lançamento do livro Cozinha: Do Fogo Aberto ao Século XXI, da arquiteta Ana Virginia Furlani

Data: 19/09

Horário: 20h

Local: Espaço Cozinha de Origem Editora Senac – Venda de livros

Oficinas de gastronomia

Datas: 20 e 21/09

Local: Espaço Cozinha de Origem

Horário: De 19h às 20h

Receitas:

Dia 20/09 (Sexta-feira) – Farfalle com pesto, tomates assados e camarões – Instrutor: Matheus Vieira

Dia 21/09 (Sábado) – Torta cookie de banana – Instrutora: Aldenizia Girão