Cotidiano

Senac Ceará abre turmas de cursos técnicos em oito cidades do Ceará

O Senac Ceará está com matrículas abertas e gratuitas para diversos cursos técnicos. São várias oportunidades nas áreas de Saúde, Gestão, Educacional, Eventos, Design, Gastronomia e Hospitalidade. As turmas estão disponíveis nas unidades do Senac nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá, Maranguape e Aquiraz. A maioria das aulas inicia a partir de março.

São opções como Técnico em Cozinha, Design de Interiores, Enfermagem, Óptica, Estética, Podologia, Tradução e Interpretação da Libras, além de outras. Com aulas práticas e teóricas, o objetivo dos cursos técnicos do Senac é promover o acesso imediato do aluno ao mercado de trabalho.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Censo da Educação Superior 2017, último a ser publicado, o ensino técnico cresceu 5,6% em comparação ao censo anterior. O estudo aponta que nesse ano haviam mais de 1,9 milhão de matrículas na modalidade técnica.

Rapidez

O sucesso dessa modalidade de ensino tem vários motivos. Fazer um curso técnico é uma opção rápida para o mercado de trabalho, pois em pouco tempo o aluno consegue emprego, devido a uma grande carência do mercado por profissionais de nível técnico com conhecimento.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac, Sidarta Cabral, um levantamento realizado na Instituição, que é referência em educação profissional, 80% dos alunos que faz curso técnico Senac entra no mercado de trabalho durante ou logo após o curso

O curso técnico também é uma excelente opção para quem está na dúvida sobre qual profissão seguir ou para quem deseja mudar de área profissional, pois o aluno pode se redescobrir durante o curso. Por serem cursos rápidos, com uma média de 1200 horas, eles também são ideias para aqueles que já possuem experiência, mas não tem um diploma.

Reconhecimento

Para ministrar esse tipo de curso, todas as unidades de ensino de cursos técnicos de nível médio precisam estar cadastradas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Este selo é responsável pela autenticidade e validade do diploma em âmbito nacional.

Outro ponto importante é que esse cadastro comprova que o curso é autorizado pelo MEC (Ministério da Educação). “Em termos de mercado de trabalho, os cursos técnicos saem na frente dos cursos de graduação, pois oferecem uma qualificação totalmente voltada para a profissão”, destaca Sidarta Cabral.

“O mercado hoje procura por profissionais com várias competências desenvolvidas, seja no campo técnico ou no campo das competências sócio emocionais”, ressaltou.

Senac Ceará

O Senac é uma excelente opção para quem está buscando um curso técnico para entrar no mercado de trabalho. Nele, o aluno terá ao seu alcance laboratórios modernos, material didático incluso, instrutores de excelência e turmas com no máximo 25 alunos, proporcionando qualidade no processo de aprendizagem.

O Senac também conta com o Banco de Oportunidades, um serviço gratuito que encaminha o aluno a vagas ofertadas no mercado de trabalho.