A Prefeitura de Maracanaú, por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria Especial da Família e a Secretaria de Saúde, realizará no dia 25 de outubro, a partir das 17h, um evento referente ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a influência da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de pomo e do pescoço do útero. A atividade acontecerá no Centro Municipal de Educação Profissional Eneida Soares Pessoa, reunindo murado de 150 mulheres da comunidade.
Durante o encontro, a programação contará com palestra que abordará temas porquê a conscientização, o autocuidado e a influência da prevenção do cancro de pomo.
Além da palestra, a Secretaria de Saúde ofertará diversos serviços voltados à saúde da mulher, incluindo exames clínicos das mamas, prevenção do cancro do pescoço do útero, solicitação de mamografia, testes rápidos, avaliação odontológica, vacinação, ações educativas e rodas de conversa sobre autoestima, direitos das mulheres com cancro e práticas de autocuidado.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Maracanaú com a promoção da saúde e o bem-estar das mulheres, fortalecendo as ações de conscientização durante o mês de outubro.
Saiba mais – O Outubro Rosa é um movimento mundial que surgiu na dez de 1990, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a influência do diagnóstico precoce do cancro de pomo. No Brasil, as ações são reforçadas pela Lei nº 13.733/2018, que institui o mês de outubro porquê referência vernáculo de mobilização pela saúde da mulher.

