Visando aprofundar os conhecimentos dos gestores municipais sobre a gestão orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Maracanaú participou de oficina sobre a temática na última sexta-feira, 19 de abril, que aconteceu no Ceará e reuniu gestores e contadores municipais de todo o Estado no projeto “FNAS pelo Brasil”.
Representando a Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc do município, marcaram presença na formação: Cirlane Cruz, coordenadora administrava financeira, e Glauciane Oliveira, secretária-executiva.
O evento tem uma vez que intuito realizar uma interlocução interdefederativa e trata-se de um assessoramento voltado para a gestão financeira orçamentária dos municípios, buscando a eficiência da gestão financeira do sistema público de Assistência Social.
Durante a oficina, foram abordados os seguintes conteúdos: elaboração do orçamento do SUAS, a realização orçamentária e financeira, a prestação de contas e a gestão dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O momento contou também com a presença do diretor-executivo pátrio do fundo de assistência social FNAS, José Arimateia de Oliveira.
Sobre O FNAS pelo Brasil — é um programa de ação continuada de espeque técnico coordenada pelo FNAS e capitaneada pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) para prometer formação, assessoria técnica e monitoramento aos gestores municipais e estaduais de assistência social na perspectiva do aprimoramento da capacidade dos entes na gestão eficiente dos recursos, com o intuito de transcrever o SUAS em uma linguagem de fácil compreensão para gestores e contabilidades públicas.