O São João de Maracanaú está chegando para a edição de 2024 com novidades e grandes atrações. De 31 de maio a 23 de junho, a partir das 18 horas, o São João do Ceará acontece em novo lugar:, na Av. Wilson Camurça, no Distrito Industrial, em terreno de 80 milénio m², com infraestrutura, drenagem e pavimentação. O novo espaço acolherá alguns dos maiores artistas da música do país, uma vez que Alok, Wesley Safadão, Xand Avião, Mari Fernandez, Tarcísio do Acordeon, Murilo Huff, Nattan, Zé Cantor e Dilsinho. O tema da ambientação deste ano faz uma referência às Olimpíadas 2024 que acontecem em Paris, na França. Mais de um milhão de pessoas devem passar pelo evento que é promovido desde 2005 pela Prefeitura de Maracanaú e consolidado uma vez que um dos principais do Brasil.
Megaestrutura – Para receber esse grande público está em construção uma cidade junina no novo espaço de 80 milénio m² no Distrito Industrial, com estádio de shows, além de cidade cenográfica, fazendinha e quadrilhódromo. O terreno fica em lugar estratégico, próximo aos bairros mais populosos de Maracanaú uma vez que Pajuçara, Jereissati, Timbó e Centro, e ao lado das principais rodovias, no caso o Anel Viário e CE-060 (Mendel Steinbruch), facilitando o deslocamento ao evento do público de Fortaleza e outras cidades da Região Metropolitana.
Cidade Cenográfica – No palco da tradicional Cidade Cenográfica haverá festivais de violeiros, repentistas, shows de humor, forró pé de serra, literatura de cordel, danças folclóricas, clássicas e contemporâneas, apresentações teatrais e intervenções circenses, além de dar espaço ainda às manifestações religiosas. São previstas mais de 200 atrações culturais .
A cenografia será um espetáculo à segmento pois o tema escolhido foi o das Olimpíadas de 2024 e sua sede em Paris. Restaurante, Tapiocaria, Engenho, Fazendinha, Barbearia, Igrejinha, Bodega, Xilindró, Lambe-lambe, Museu e Boteco são alguns dos espaços arquitetados para a elaboração.
Festivais de Quadrilhas Juninas – Mais de 200 grupos juninos de todo Nordeste também irão se apresentar no São João de Maracanaú 2024. Serão vários grandes festivais que acontecerão no Quadrilhódromo: Festivais Municipais de Quadrilhas Juninas, Estadual, Regional e Festival Nacional.
Emprego e renda – Nesta edição do evento está prevista a geração de aproximadamente quatro milénio empregos temporários, beneficiando 1,5 milénio empreendedores entre ambulantes e barraqueiros, além de propiciar oportunidade para seguranças, produtores e artistas. Serão muro de 80 barracas de alimento e um restaurante para prometer uma experiência gastronômica diferenciada aos visitantes. Também haverá venda de produtos típicos e artesanato de vários municípios do Ceará. Uma ampla masmorra produtiva será estimulada pelo evento, que também fomenta o turismo regional e do país no Município e no Ceará.
Segurança – O São João de Maracanaú tem ainda a preocupação em prometer a segurança dos visitantes. Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SOS Maracanaú e segurança privada totalizam um efetivo de aproximadamente 2,5 milénio profissionais ao longo de todo evento. Ambulatório médico e ambulâncias também estarão de plantão, para atender qualquer situação de emergência.
Confira as atrações já confirmadas do São João de Maracanaú 2024 (shows a partir das 21 horas)
31/5
Taty Girl
Mari Fernandez
Seu libido
1/6
Wesley Safadão
Erick Land
Matheus Fernandes
7/6
Tarcísio do Acordeon
Henry Freitas
Manu Bahtidão
8/6
Xand Avião
Murilo Huff
14/6
Nattan
Zé Cantor
Ramon & Randinho
15/6
Leo Santana
Felipe Amorim
21/6
Alok
Lagosta bronzeada
Forró do Bom
Michele Andrade
Lucas Cantor
22/6
Dilsinho
Forró Real
Dennis
Debora Lee
* Programação sujeita a alterações
NÚMEROS DO EVENTO
2 milhões de espectadores na edição de 2023
230 atrações culturais do Ceará e do Nordeste na Cidade Cenográfica;
35 milénio brincantes de quadrilhas juninas de 216 grupos juninos do Ceara e do Nordeste, divididos em oito festivais;
4 milénio empregos gerados no totalidade;
1,5 milénio empreendedores beneficiados com geração de ocupação e renda
Novo lugar com 80 milénio m² no Distrito Industrial com toda a infraestrutura
Drenagem e Piso intertravado