Política

Projeto da Deputada Estadual Fernanda Pessoa Institui o Dia Estadual do Laringectomizado

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Lei n° 639/19, que institui o Dia Estadual do Laringectomizado, a ser comemorado anualmente no dia 11 de Agosto. O objetivo é disponibilizar informações e orientações sobre o diagnóstico precoce do câncer de laringe.
A Laringectomia é uma cirurgia que remove a laringe, órgão responsável pelas atividades vitais ao ser humano como a fala, deglutição e respiração. Entre as causas que podem conduzir a Laringectomia encontra-se o câncer das cordas vocais, doença frequente entre fumadores ativos e passivos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que a incidência do câncer de laringe ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa cerca  de 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas.
Fernanda Pessoa tem se destacado na Assembleia Legislativa pelos seus projetos voltados para tipos de câncer e doenças raras. “Estamos trabalhando em defesa dos portadores de câncer e doenças raras. Precisamos alertar a população sobre esses tipos de doenças e destacar a importância do diagnóstico precoce”, disse Fernanda Pessoa.