Cotidiano

Projeto Abrigar transforma vida de jovem

Eduardo Xavier viu uma oportunidade de transformar sua vida e a agarrou com determinação. Aos 18 anos, ele saiu do acolhimento institucional pois conquistou seu primeiro emprego e hoje vive com a sua companheira, com quem está realizando o sonho de ter uma família. Ele fez o curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos no Senac Ceará, por meio do projeto Abrigar, que oferta formação profissional para jovens em situação de acolhimento institucional. Essa é uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), em parceria com instituições do Sistema S (Senac e Senai), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ministério Público e Associação Viva Vida.

“Chegar até aqui não foi fácil, tive que me dedicar muito e estou colhendo os frutos”, lembra o jovem, que foi contratado por uma imobiliária do Grupo C. Rolim após concluir o curso de Aprendizagem. “Com o curso eu aprendi e descobri o que eu quero para a minha vida, que é trabalhar com Recursos Humanos”, conta Eduardo.

O Senac realizou a primeira turma do projeto Abrigar em 2017. O curso ofertado foi Aprendizagem em Serviços Administrativos, que foi realizado de setembro de 2017 a dezembro de 2018, ofertando 20 vagas. De acordo com a orientadora socioeducativa do Senac/CE, Sabrina Fava, dessa turma 12 alunos se formaram e Eduardo foi o primeiro a conseguir seu lugar no mercado de trabalho. “Esse projeto realmente mudou minha vida, me deu esperança de um futuro melhor e hoje eu já sou muito mais feliz”, declara o jovem.

Atualmente, mais oito jovens em situação de acolhimento institucional estão realizando o mesmo curso no Senac/CE, em turmas regulares. A previsão é de que uma nova turma do projeto Abrigar se forme ainda esse ano, a partir de setembro.