Seguindo a programação da Semana de Cidadania dos Povos Indígenas em Maracanaú, o Povo Pitaguary se reuniu nesta quinta-feira, 18, aos pés da mangueira sagrada centenária do território para festejar a força da espiritualidade indígena.
O momento próprio de conexão com a natureza, que remontou às tradições ancestrais, contou com a presença dos Pajés, caciques, lideranças locais, convidados e equipes das unidades de saúde e instrução que atuam na comunidade.
No percurso da semana, a programação contou com a realização dos jogos indígenas. Envolvendo os alunos das escolas da instrução escolar indígena, a competição trouxe diversas modalidades, uma vez que círculo e flecha, corrida de tora, cabo de guerra, lançadura de lança e revezamento de maraca.
Na quarta-feira, 17, aconteceu também, na povoação de Monguba (Pacatuba – CE), a lhaneza da mostra cultural “Somos Todos Parentes”, de Benicio Pitaguary (in memorian). Benício foi uma grande liderança indígena do Povo Pitaguary que se destacou nacionalmente uma vez que artista plástico, por meio da cultura, do grafismo e das pinturas corporais indígenas. A mostra segue em exposição até o mês maio, no Museu Indígena dos Pitaguary.
A programação, com foco para exaltar a cultura e fortalecer a identidade indígena, segue até o dia 19 de abril.
Nesta sexta-feira, no grande dia em que se celebra o Dia Nacional dos Povos Indígenas, o povo Pitaguary realizará solenidade para a inaugurar o novo portal de identificação do território e, a partir das 10h30, o Caminhão do Cidadão estará estacionado em Santo Antônio, próximo ao Cras indígena, para oferecer diversos serviços gratuitos para a comunidade. Venha participar!