Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Lei 396/21, de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB), que institui o Selo Rosa no Estado do Ceará. O objetivo é trazer a iniciativa privada para a política de incentivo à prevenção e conscientização ao câncer de mama.
O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O Selo Rosa será conferido aos estabelecimentos que, comprovadamente, estabelecerem ações de promoção, proteção e apoio à prática de prevenção e conscientização de combate ao câncer de mama.
Desde o primeiro mandato da deputada Fernanda Pessoa, a luta contra o câncer é uma prioridade. A parlamentar garantiu um adicional de mais de 3 mil biopsias para prevenção e diagnostico do câncer de mama nas cearenses.
“Costumo dizer que o outubro rosa deve acontecer todos os meses. Todos os dias temos que combater o câncer de mama, e a prevenção é sempre o melhor caminho. O diagnóstico precoce salva vidas”, disse Fernanda Pessoa.