Cotidiano

Palestra reúne representantes de materiais de construção da indústria, atacado e comércio

Representantes do setor de materiais de construção do Ceará participaram de uma reunião estratégica abordando assuntos relevantes sobre a economia do segmento. O momento, realizado pela Associação dos comerciantes de Materiais de Construção do Ceará – Acomac Ce, foi conduzido pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção – Abramat, Rodrigo Navarro, que trouxe o tema: “Transformação 4.0 da indústria de material de construção e seus avanços”.

Segundo Rodrigo Navarro, o setor passa por um momento de recuperação lento, mas é esperado que este ano de 2019 os resultados superem 2018.  O palestrante ressaltou ainda que o atacado e o varejo representam mais de 50% dos canais de distribuição, e as famílias são os destinos principais nesse processo de recuperação, devido a não retomadas das grandes obras de infraestrutura, além do mercado imobiliário, que também está lento. “Estamos nesse compasso de espera, trabalhando em conjunto com o governo, por meio da mesa executiva da construção civil, para que essas obras sejam retomadas, gerando mais demandas, empregos e investimentos”, afirma o Presidente da Abramat
Outro assunto abordado foi à venda direta dos fabricantes para o consumidor final, que é uma tendência no mundo todo. A ação traz muitas oportunidades, mas que devem ser examinadas, visando beneficiar o setor como um todo, para não impactar o varejo de forma significativa.
Estiveram presentes na palestra Carlito Lira, (Diretor da ConstruTOP e Presidente Acomac Ce), Gilberto Costa (ACAL-CE), Antonio José (Normatel-CE e membro da ConstruBRASIL), Alex Mendonça e Antoni Mendonça (Carajás-NE), Beth Brid (Revista ANAMACO), Fabio Moscardini (Vice-Pres.ANAMACO), Rodrigo Navarro (ABRAMAT), Nilo Maia e Bruno Maia (Nilo Maia Distribuidora), Natan Bampi e Solon Oliveira(PADO), Victor Maia(Comercial Maia), membro do G8, Gerente Nacional-GAYA, Lafaiete (Lafaiete Tintas).
A palestra aconteceu durante a 2ª edição do Encontro Acomac Ceará, no Hotel Vila Galé (Praia do Cumbuco- Caucaia).