Cultura

OS PREMIADOS NO FESTIVAL BREVES CENAS DE TEATRO EM FORTALEZA

“Madame Froda em: Música clássica”, “Super Disponíveis” e “Fumaça!” foram as três cenas agraciadas com o troféu Américo Álvares no festival Breves Cenas de Teatro, respectivamente nos dias 05, 06 e 07 de novembro, na CAIXA Cultural Fortaleza. A escolha foi do Júri Popular, onde o público votou na melhor cena de cada dia.

Cada dia do festival contou com a apresentação de quatro cenas, com duração de 5 a 15 minutos aproximadamente. Na abertura, somente “Mundo de Sofia” não estava participando da votação. Nos dois últimos dias, os trabalhos “O corpo dela” e “Macacos”, que obtiveram maior porcentagem nos votos, foram desclassificados por exceder o tempo máximo permitido pelo regulamento, garantindo o prêmio à segunda colocada de cada uma delas, “Super Disponíveis” no dia 06 e “Fumaça!” no dia 07.

“Agradecemos imensamente aos profissionais que compartilharam essa edição com a gente e à Caixa Cultural por abrir as portas do teatro para o nosso festival, viabilizando, via patrocínio de edital de cultura, a realização de todas as etapas”, declarou Dyego Monnzaho, diretor do Breves Cenas de Teatro. Sobre a temporada em Fortaleza, o diretor destacou: “Tivemos uma recepção muito especial do público e dos artistas, foi um intercâmbio cultural gratificante e fortalecedor para nós, que acreditamos na cultura”.

Para a atriz Carolina Ferman, do elenco de “Super Disponíveis”, o festival em Fortaleza foi inesquecível. “Ainda em êxtase com todas as ‘maravilhosidades’ que o festival Breves Cenas de Teatro tem nos proporcionado. Vi trabalhos e conheci pessoas que vou levar para a vida toda. Como se não bastasse, ainda levamos o prêmio de melhor cena, é muita coisa para comemorar! Que a potência da arte e dos encontros que ela proporciona ainda nos leve ainda para mais lugares”.

Referência no Amazonas desde a estreia em 2009, o Breves Cenas de Teatro foi realizado pela primeira vez em outras três cidades do País. Depois de Fortaleza (CE) no início de novembro e Brasília (DF) em outubro, o próximo destino do festival, com patrocínio da Caixa Cultural e Governo Federal, é o Rio de Janeiro, com temporada de 06 a 12 de dezembro.