O Projeto Palavras do mês de maio chega à sua última semana de programação. Com a qualidade das atrações ,virou referência quando o tema é incentivo à leitura. Em seu quinto mês de ações conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a parceria cultural da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE .
Projeto Palavras, uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros numa ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, o projeto Palavras conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A programação gratuita e online continua pelo Instagram @palavras.projeto e @bece_bibliotecaestadualdoceara e pelo canal da Casa da Prosa no Youtube e da Biblioteca Estadual do Ceará – BECE.
A programação do Projeto Palavras do mês de maio realiza as últimas atividades. Nesta terça-feira, 25, às 19h, com a oficina “Escrita Criativa” com Vanessa Passos. A cearense, escritora, professora de escrita criativa, consultora literária, produtora cultural e mediadora de leitura é doutoranda em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve textos vencedores em concursos literários e participação em antologias. Vanessa é autora dos livros “Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga” (Letramento, 2018), “Fábrica de histórias” (Papellisa, 2019) e “A mulher mais amada do mundo” (Luazul, 2020). É fundadora do Pintura das Palavras, e por meio dele ministra o curso 321escreva. A página hoje já alcança mais de 12 mil pessoas nas redes sociais, aspirantes a escritores. É também idealizadora do Programa Formação de Escritores e do Concurso Literário Pintura das Palavras.
Encerrando a programação do mês de maio o projeto PALAVRAS recebe no dia 28/05 (15h) Madalena Gonçalves, do projeto Fábulas e Contos de Fadas, mantido pela Secretaria de Trabalho e Ação Social (STAS) nos ABC´s. A contadora de histórias e pedagoga é admiradora da nossa cultura popular, das cirandas, cantigas de roda, brincadeiras, parlendas e acalento, é uma das responsáveis pelos projetos voltados para crianças e adolescentes da STAS, onde atores-mirins mostram sua experiência para educadores e coordenadores de creches, a fim de que estes possam incentivar as crianças através da contação de história de uma forma lúdica. Madalena Gonçalves é pedagoga e arte educadora, gosta de contar histórias, dizer poesias e parlendas.
Tornou-se oficialmente contadora de histórias a partir do Projeto PROLER, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC).Entrando em contato com outros contadores das diversas regiões do país, ministrando oficinas de Contação de Histórias.
O Projeto
O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e apoio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A partir de abril, o projeto conta com parceria da Biblioteca Estadual do Ceará e realiza uma programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores e mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, além do público em geral.
Serviço:
Projeto PALAVRAS
Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 19h – GRATUITO
Programação infantil: quartas-feiras – 17h Gratuito.
Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto e @bece_bibliotecaestadualdoceara
Coordenação Geral: Almir Mota
Curadoria: Júlia Barros
Produção executiva: Lara Leoncio
Identidade visual: FOCARTE