A Itália é uma terra apaixonante, cheio de cultura, história, grandes e belíssimos monumentos, gastronomia, lindas paisagens e lugares paradisíacos e marcantes. Se você tem vontade de conhecer esse país, traremos todos os detalhes nessa matéria.
Sobre a cultura
Muitas pessoas acham que os italianos são mal educados, grossos ou arrogantes, mas o fato é que eles são muito diretos no trato com as pessoas, podendo passar como falta de educação. Uma dica é: seja direto também com eles, pois são conhecidos por não ter muita paciência, além de naturalmente falarem muito alto.
Fontes com água potável
Um detalhe interessante do país é que a água nas fontes é limpa, corrente, fresca e deliciosa! Principalmente no verão, quando o calor beira o exagero, filas se formam próximo às fontes. Por isso, leve sempre com você uma garrafinha para abastecer água limpa e fresca direto da fonte, além de toalhinhas para umedecer e se refrescar durante as caminhadas.
Coperto
Na Itália, você paga para comer sentado. O valor é baixo, em torno de 2 a 3 Euros por pessoa, mas sempre que possível, principalmente em refeições rápidas, coma em pé. Se for bem atendido, não hesite em deixar uma gorjeta para o garçom.
Trens
Você pode viajar viajar por quase todo o país utilizando os trens, que não são muito diferentes do nosso “metrô” de Fortaleza, afinal, nossas composições são reaproveitadas de lá. Os trens lindos que vemos nos filmes que se passam na Itália são reservados para viagens mais distantes ou internacionais (São muito comuns na Europa). Lembre-se sempre de comprar os bilhetes de forma antecipada e validar antes do embarque.
A pizza é igual à nossa?
A pizza autenticamente italiana é servida individualmente, mas não é tão grande como a brasileira e tem bem menos recheio.
Da escolha dos ingredientes em diante, o que diferencia a massa da pizza italiana da brasileira é o modo de preparo que pode variar de uma fermentação curta, média ou longa, tempo de forno e altura da massa, de acordo com o tipo de pizza, enquanto no Brasil essa diferença vai mais do gosto do cliente e da receita da casa.
Vinhos, sorvetes e massas
Acredite, a Itália é o melhor local do mundo consumir vinho, sorvete e massas! Além de encontrar muita qualidade, esses produtos são baratos, saborosos e você encontra em todas as esquinas, inclusive nos supermercados (Com preços excelentes)!
O que fazer em caso de emergência?
É importante levar sempre com você o endereço dos consulados brasileiros, do seu hotel e da delegacia mais próxima de onde você estiver! Em caso de roubo, antes de qualquer coisa, faça um B.O., pois é documento necessário, inclusive, para solicitar um passaporte novo.
Documentação
Os brasileiros não precisam de visto para o ingresso e a circulação no território italiano (Acordo de Schengen), desde que a permanência seja por um período de até 90 dias e o motivo da viagem seja: turismo, competição esportiva, formação religiosa ou estudo.
Esses 90 dias são calculados por semestre, a partir da data de entrada no país (o carimbo da polícia de imigração no passaporte é a prova da data de entrada no país).
Os brasileiros que desejarem permanecer na Itália por um período superior a 90 dias, devem solicitar um visto, apresentando-se pessoalmente a uma repartição consular, geralmente com dia e hora marcados.