O ideal do sonho americano de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, frequentemente visto como uma meta inalcançável, está se tornando cada vez mais possível para profissionais brasileiros com habilidades e experiência reconhecidas. Médicos, advogados, engenheiros, dentistas e uma variedade de outros especialistas com habilidades excepcionais, comprovadas independentemente da oferta prévia de emprego nos EUA, têm agora a oportunidade de aplicar para o Visto EB-2 NIW (Isenção de Interesse Nacional), mesmo sem uma oferta de emprego garantida no país.
Esta categoria de visto é aberta para graduados com mais de cinco anos de experiência na área, bem como mestres e doutores. Para solicitar esta isenção, o candidato deve detalhar sua trajetória profissional para demonstrar como todo o seu conhecimento e experiência adquiridos ao longo da carreira podem ser benéficos para os Estados Unidos.
A avaliação para isenção de interesse nacional considera critérios subjetivos, tornando cada caso de migração único. Por isso, é justificável contratar uma empresa especializada com advogados licenciados em imigração nos EUA para conduzir todo o processo de obtenção do visto americano.
“Alguns requisitos precisam ser atendidos, como a apresentação do diploma educacional na área, a posse de licença profissional e a demonstração de resultados profissionais significativos, além da evidência de remuneração compatível no Brasil. Cartas de recomendação também são bem-vindas, pois são prática comum nos EUA para acesso a escolas e universidades, e têm peso considerável na aplicação para o visto EB-2. Nossos advogados oferecem orientação e acompanhamento em todo esse processo”, enfatiza o advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal, Vinícius Bicalho, CEO da Bicalho Consultoria Legal e membro da Associação Americana de Advogados de Imigração (AILA).
Bicalho ressalta a importância de contar com um advogado licenciado para planejar e elaborar toda a estratégia do processo migratório. “O Visto EB-2 leva em conta os planos de carreira ou planos de negócios do requerente para atuar no país. Geralmente, o processo leva cerca de 20 meses, mas pode ser acelerado com a solicitação de ‘processo premium’. Nesse caso, o requerente pode ter sua petição inicial aprovada em até 45 dias, reduzindo significativamente o tempo de obtenção do green card”, acrescenta.
A aplicação para o Visto EB-2 é feita no Brasil e inclui uma entrevista final de imigração no Consulado do Rio de Janeiro, a única cidade no Brasil onde são realizados os processos de visto de imigrante. Para aqueles que já estão nos EUA, seja com visto de estudante ou de trabalho, é possível solicitar um ajuste de status enquanto aguarda o green card pelo EB-2.
“O cenário de crise econômica e política no Brasil, em contraste com as oportunidades nos EUA, aumenta o interesse não apenas na economia americana, mas também no desejo de residir legalmente no país, internacionalizando negócios para aqueles que possuem empresas ou levando a carreira para um novo nível para profissionais experientes”, comenta Renato Oliviera, CEO da Be Internacional, empresa do grupo Bicalho.
A Empresa
A Bicalho Consultoria Legal tem vasta experiência em processos migratórios para os EUA, com escritórios no Brasil, Portugal e EUA. Oferece soluções para empresas, empreendedores e profissionais liberais, incluindo assessoria jurídica, consultoria empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, facilitando a internacionalização de negócios e carreiras. Conta com uma equipe experiente e multidisciplinar de profissionais. Mais informações estão disponíveis em https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).