Saúde

Novembro Azul: Porto Seguro Saúde destaca a importância do cuidado com a saúde masculina

O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização, cuidados e diagnóstico do câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda maior responsável pela morte de homens no Brasil – atrás apenas do câncer de pele. Atento à importância do tema, o Porto Seguro Saúde adere ao Novembro Azul e ressalta a necessidade do cuidado e da atenção aos possíveis sinais da doença – um diagnóstico precoce da doença contribui para as chances de cura.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e que tem como função armazenar e secretar os fluidos que formam o sêmen. Assim como outros tipos de cânceres, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, o que reforça a necessidade de visitas regulares ao urologista.

“Infelizmente esse tema ainda é um tabu que precisa ser enfrentado. Aos poucos os homens precisam entender a importância de fazer os exames, como o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o de toque retal. O diagnóstico precoce é fundamental para o combate à doença”, afirma a Dra. Cecília Dias – CRM 59043, médica coordenadora da área de Liberação Prévia e Autorização do Porto Seguro Saúde.

Em um estágio mais avançado da doença, os sintomas são: dor ao urinar, dor óssea, vontade de urinar frequentemente e presença de sangue na urina ou no sêmen – sintomas também presentes em casos de hipertrofia benigna da próstata. Histórico familiar, consumo de alimentos com corantes e a obesidade são alguns dos fatores de risco da doença.

Em casos de aumento da glândula, comuns à medida que os homens envelhecem, uma biópsia identifica se a doença é benigna ou maligna. A indicação do melhor tratamento depende de vários aspectos, como o tipo e a velocidade de crescimento do tumor, o estado de saúde atual, o estágio da doença e a expectativa de vida.

Sobre a Porto Seguro:

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 8,5 milhões de clientes únicos, 13,2 mil funcionários, 12,7 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguai – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2018, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,3 bilhão.

Produtos de Saúde da Porto Seguro:

O Porto Seguro Saúde oferece às grandes, médias e pequenas empresas possibilidades de produtos que podem ser contratados de acordo com as diferentes necessidades e perfis. O Porto Seguro Saúde Ocupacional é referência em Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional e Ergonomia. O Porto Seguro Odontológico é destinado às empresas a partir de quatro vidas, possui uma rede referenciada nacional com mais de 20 mil opções de atendimento em todas as especialidades e oferece benefícios diferenciados a uma carteira com mais de 9 mil empresas e 560 mil segurados.  Já o Porto Seguro Saúde cuida de milhares de segurados há mais de 25 anos e proporciona às empresas, a partir de cinco vidas, uma ampla rede referenciada de hospitais, laboratórios, consultórios médicos e clínicas.