Cultura

Noia Itinerante circula com filmes premiados do ano passado

NOIA ITINERANTE é a circulação de parte dos filmes premiados no Festival NOIA de Audiovisual Universitáriodo ano anterior. A Mostra acontece em sete locais da cidade de Fortaleza, distribuídos nas 6 Regionais e na Regional do Centro. As sessões acontecem entre 22 de agosto e 30 de setembro, na Vila das Artes; no Centro Cultural Belchior; nos Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu; no Cine Freud (Psicologia/UFC) e no Instituto de Cultura e Arte – ICA (Campus do Pici/UFC). Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público,  e a programação inclui um workshop sobre “Viabilização de Projetos Culturais” (duração 1h30) e um debate pós-sessão, sempre com a presença de um dos realizadores dos filmes exibidos. O NOIA ITINERANTE é apoiado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através do VII Edital das Artes de Fortaleza.

O workshop de “Viabilização de Projetos Culturais” integra a programação e acontece 1 hora e 30 minutos antes do início da exibição dos filmes. Os facilitadores são Monique Sousa – publicitária, produtora e gestora cultural, e Paulo Benevides – economista e consultor cultural. As inscrições serão feitas no local, por ordem de chegada, e todas as informações sobre o NOIA ITINERANTE estão disponíveis no site www.festivalnoia.com.br .

O NOIA acontece ininterruptamente há 18 anos e é um espaço híbrido de interferências artísticas de Cinema, Fotografia e Música. Além das mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e cearense), fotografia e bandas universitárias, a programação completa inclui sessões especiais e itinerâncias local, nacional e internacional, mostras televisivas e na internet. E o NOIA ITINERANTE é uma dessas ações, que sempre acontece antes do evento e que é uma prévia do que vamos ver na edição do Festival em 2019.

Os filmes exibidos no NOIA ITINERANTE 2019 fazem parte do acervo de 2018, que ano passado premiou os melhores curtas-metragens feitos por estudantes brasileiros. Nossa programação é composta por:

TOMMY BRILHO, de Sávio Fernandes (Unifor/CE), Ficção, 17’44’’, Fortaleza/CE, 2018

Sinopse: Tommy Brilho é o primeiro aluno invisível da universidade. Com isso, surge o grande desafio de ser visto por seu crush.

KRIS BRONZE, de Larry Machado (UEG/GO), Documentário, 23’03”, Goiânia/GO, 2018

Sinopse: No dia 8 de março, Kelly Cristina prepara uma festa apenas para mulheres.

CRAVO, LÍRIO E ROSA, de Maju de Paiva (UFF/RJ), Ficção, 20’, Rio de Janeiro/RJ, 2018

Sinopse: Cê, uma menina de oito anos, tropeça no cadáver de uma adolescente. A aparição do corpo muda drasticamente a vida de Cê e de sua irmã mais velha, Sara. A mais nova se comunica com os mortos como válvula de escape para a solidão, enquanto a mais velha tem que lidar com assédio e com a vulnerabilidade de seu corpo.

MARIA MACULADA, de Bruno Bressam e Leão Neto (Unifor/CE), Documentário, 18’52”, Fortaleza/CE,2018

Sinopse: Maria conta a sua história e, nos acordes das vivências, nos faz ouvir como uma música. Maria, quantas Marias. Sua fortaleza está na pele escamosa que a existência insiste em descascar. Mácula, maculada, Maria.

SESSÃO ESPECIAL, de Gabriela Queiroz (UFC/CE), Ficção, 20’, Fortaleza, 2018.

Sinopse: Rita é uma senhora apaixonada por cinema, casada com Marco Antônio, um homem hipocondríaco. Com a chegada de um cinema itinerante na sua cidade, e o reencontro de Rita com Marina, a neta de sua ex-vizinha, ela agora tem a oportunidade de ir ao cinema depois de muito tempo.

Exibições:

Instituto de Cultura e Arte/UFC

Dia: 22 de agosto (quinta)

Hora: 14h

Sala: Auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici

Endereço: Avenida Mister Hull, s/n – Campus do Pici

Vila das Artes

Dia: 4 de setembro (quarta)

Hora: 17h

Sala: Auditório

Endereço:  Rua Vinte e Quatro de Maio, 1221 – Centro

Cine Freud/UFC

Dia: 11 de setembro (quarta)

Hora: 14h

Sala: Auditório José Albano

Endereço: Avenida da Universidade, 2853 – Benfica

Centro Cultural Belchior

Dia: 12 de setembro (quinta)

Hora: 16h

Sala: Sala Iracema

Endereço:R. dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema

*As datas das exibições na Rede Cuca serão definidas e divulgadas em breve.

Serviço:

NOIA ITINERANTE 2019 (exibição, workshop sobre “Viabilidade de Projetos Culturais” e debate pós-sessão)

Entrada gratuita

Programação completa: www.festivalnoia.com.br