Cotidiano

Metrô de Fortaleza abre cadastro para meia passagem de estudantes

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos iniciou este mês a entrega dos primeiros Cartões do Metrofor para pagamento de meia passagem estudantil. Para receber o cartão, estudantes devem se cadastrar, em um dos postos de atendimento nas estações Benfica, Virgílio Távora ou Parangaba, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. Até agora, cerca de 2 mil e 100 alunos já cadastraram.

O cartão do estudante é destinado a alunos de Fortaleza e Região Metropolitana. Para solicitar é preciso apresentação de identidade com foto e carteira de estudante emitida pela Etufor, Prefeitura de Maracanaú ou Pacatuba, ou o Bilhete Único Metropolitano do estudante. A primeira via é gratuita.

A utilização do cartão do Metrofor para pagamento de meia-passagem é mais uma etapa do funcionamento da bilhetagem eletrônica do Metrô de Fortaleza. Com ele, estudantes fazem quantas recargas quiserem, em quaisquer valores, e utilizam seus créditos em quaisquer estações, sem limite de número de viagens por dia.

O valor debitado a cada embarque é R$ 1,60 – correspondente à meia passagem. Além de ser mais fácil de usar, o cartão eletrônico recarregável encerra a necessidade de passar na bilheteria a cada embarque. Os pagantes de tarifa inteira contam com essas vantagens desde julho.

Cadastro e prazos

O prazo de entrega dos cartões é de 10 dias úteis após o cadastro. Depois deste período, estudantes devem voltar ao posto de cadastramento para receber o cartão. Enquanto não recebem o documento, estudantes pagam meia utilizando os bilhetes de papel, que estão disponíveis nas bilheterias até 30 de setembro. Após esta data, os bilhetes de papel não serão mais vendidos nem aceitos para pagamento de meia passagem. A partir de outubro, a utilização do Cartão do Metrofor para estudantes torna-se obrigatória para usufruir da meia passagem.

Regras de uso

O Cartão do Metrofor para estudantes é identificado com nome completo, foto e número do documento de identidade do titular. A utilização é pessoal e intransferível. Por isso, em cada estação, será válido um embarque a cada 30 minutos. Em caso de perda ou roubo, o titular deve procurar um dos postos de cadastramento e apresentar identidade com foto e o boletim de ocorrência. Para a segunda via será cobrado valor de cinco meias-passagens.