Entretenimento

Marcos Lessa, Aldo Sena, As Tropicanas e DJs entre os sons da Música na Praça do 29° CINE CEARÁ

Quem disse que Cine Ceará é só cinema? Se a sétima arte tem trilha sonora, tem música também no Festival Ibero-americano de Cinema. Diariamente, de 30 de agosto a 6 de setembro, quando acontece o 29º Cine Ceará, após as exibições no Cineteatro São Luiz, a Praça do Ferreira vira palco da festa do cinema com shows a partir das 23 horas. Antes disso, às 18h, começa no local a feira de gastronomia com foodtrucks.

Quem abre a programação de shows é Marcos Lessa. Uma das mais aplaudidas vozes da nova cena brasileira, o cantor e compositor cearense sobe ao palco do Festival e apresenta seu mais esmerado e aguardado trabalho. Produzido por Roberto Menescal, “Deslizando na Canção”, lançado pela gravadora Biscoito Fino, traz inéditas de Menescal e parceiros, canções de Evaldo Gouveia, Paulo César Pinheiro, Abel Silva, Fausto Nilo, Cazuza, João Donato e participações de Jorge Vercillo e Marcos Valle.

No sábado, dia 31, a atração do Cine Ceará na Praça do Ferreira é a Superbanda, com sua farofa musical, convocando o público a vir junto numa viagem sonora cheia de diversidade pelos maiores ritmos do Brasil e do mundo, do axé ao rock, do pagode ao forró, sertanejo ao funk.

Os badalados DJs Priscila Delgado, Serginho Gouveia e Estácio Facó fazem a festa, no domingo, na segunda e na terça-feira, respectivamente, para não deixar a peteca cair! Na quarta-feira, dia 4, o show é da banda As Tropicanas, que surgiu no pré-Carnaval de 2016, com uma vontade genuína: bailar! Movida pelo desejo de um Carnaval latino, Lorena Nunes convidou o músico e produtor Claudio Mendes para uma aventura caliente. O resultado foi uma banda com três vocais femininos, três “morenas tropicanas” em um baile completo e quente. Assim, formou-se o trio de Lorena Nunes com a cantora Di Ferreira e a personagem Pepita York interpretada por Jeff Pereira.

Nos dois últimos dias o som não vai ser pouca coisa não! Na quinta-feira, 5, Pedro Falcão e a Sertônica sobem ao palco com o show “SertônicoTropical” de expressão musical dançante influenciada pelo rock, psicodelia, ritmos afro-latinos e brasileiros, concebendo em sua essência uma apresentação de caráter híbrido. E para não deixar ninguém esquecer tão cedo a alegria no encerramento do 29º Cine Ceará, que venha o senhor Aldo Sena com a banda top cearense Os Transacionais.

Aldo Sena é um ícone da guitarrada. Lançou seu álbum de estreia em 1982 e, de lá para cá, consolidou-se como o “Rei da Guitarrada”, divulgando sua música pelos quatro cantos do Brasil e outros países. Já o grupo Os Transacionais surge com uma proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 60 e 70, indo do Iê Iê Iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e o carimbó, unindo a descontração do afoxé e o frevo.

“Aldo & Os Transaldos” trata-se de uma parceria entre Aldo Sena e Os Transacionais, com sua Música Retrô Brasileira, com o objetivo fortalecer, criar e divulgar a musicalidade tradicional do Norte do Brasil. O show “Guitarrada Retrô Brasileira” está alicerçado nos ritmos latinos e da região norte tais como: a lambada, o carimbó, a cúmbia, o merengue e as guitarradas que nos fizeram dançar nas últimas quatro décadas, tudo isso sem deixar prestar sua homenagem aos 80 anos de Pinduca e os 20 anos de saudade de Alípio Martins.

Tá bom pra vocês? Mas tem mais! Nas noites de abertura e encerramento, por volta das 19h, a Pifarada Urbana vai para a fila do cinema O grupo apresenta a cultura popular dos tocadores de pífano remanescentes do centro urbano de Fortaleza, que vêm resistindo e preservando a memória musical desta impecável manifestação popular nascida nos rincões do nordeste brasileiro. Apresentando um repertório curado ao ponto das canções do agreste nordestino, o coletivo evoca toadas kariris, kilombos, cocos, baiões entre outros ritmos, valorizados assim uma performance que mergulha no universo da cultura do pífano somado a elementos da urbanidade com o tradicional e original timbre das Bandas Cabaçais.

29º Cine Ceará
O 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza. É uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Cagece, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Nacional Gás, Cegás, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A promoção é da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO:

Música na Praça no 29° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 30 de agosto a 6 de setembro de 2019, a partir das 23 horas na Praça do Ferreira, Centro – Fortaleza. Gratuito.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 30/08 – sexta-feira

19h – Intervenção artística – Pifarada Urbana (CE)

23h – Música na Praça – Marcos Lessa (CE)

 

Dia 31/08 – sábado

23h – Música na Praça – Superbanda (CE)

 

Dia 01/09 – Domingo

23h – Música na Praça – DJ Priscila Delgado (CE)

 

Dia 02/09 – Segunda-feira

23h – Música na Praça – Dj Serginho Gouveia (CE)

 

Dia 03/09 – Terça-feira

23h – Música na Praça – DJ Estácio Facó (CE)

 

Dia 04/09 – Quarta-feira

23h – Música na Praça – Las Tropicanas (CE)

 

Dia 05/09 – Quinta-feira

23h – Música na Praça – Pedro Falcão e a Sertônica (CE)

 

Dia 06/09 – Sexta-feira

19h – Intervenção artística – Pifarada Urbana (CE)

23h – Música na Praça – Aldo Sena & Os Transacionais