Dentro do Pronasci II, Maracanaú terá dois programas. O primeiro vai usar cerca de R$ 975 mil para adquirir cinco viaturas e equipamentos que vão fortalecer o Ronda Escolar, melhorando a segurança nas escolas municipais. O segundo programa, com recursos de aproximadamente R$ 370 mil, será focado em cumprir a Lei Maria da Penha. Serão compradas viaturas e equipamentos para garantir que as medidas de proteção para as mulheres sejam plenamente cumpridas.
O secretário de Segurança Urbana de Maracanaú, Coronel Castelo Branco, participou do evento de lançamento do Pronasci II e apresentou algumas sugestões da cidade para o programa. Entre elas estão a municipalização da segurança pública, a ampliação do sistema de videomonitoramento e a integração entre os órgãos municipais e as Polícias Civil e Militar. Também sugeriu fortalecer o Programa Paz no Lar para combater a violência doméstica.
O Pronasci II, que foi relançado pelo Governo Federal, tem cinco estratégias: combater a violência contra a mulher, implementar políticas de segurança em áreas com altos índices de violência, promover cidadania através do trabalho e educação para presos e egressos do sistema prisional, apoiar vítimas de crimes e combater o racismo estrutural e crimes relacionados a ele.