Uma experiência interativa e única com a proposta de fazer o visitante viajar pelo ciclo da chuva por meio de instalações artísticas e óculos de veras virtual chega em Maracanaú nesta quinta-feira, 25 de abril. A exposição itinerante “Olho D’Chuva — Artes Líquidas e Águas Visuais”, ficará instalada na Praça da Estação do Centro, entre os dias 25 e 28 de abril.
Na quinta, 25/04 e na sexta, 26/04, o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado, 27/04 e no domingo, 28/04, a exposição ficará oportunidade ao público das 16h às 20h. Haverá exibição de curtas-metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece também no sábado e domingo, dias 270/4 e 28/04, às 20h. A ingressão é gratuita.
A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e produzida pela 3 Apitos Cultura. O patrocínio é do Instituto Aegea e Ambiental Ceará, com esteio da Companhia de Chuva e Esgoto do Ceará (Cagece), Prefeitura Municipal de Maracanaú e Secretaria de Educação.
“Levar informação sobre o saneamento imprescindível, por meio da preservação ambiental e de forma lúdica, mormente com cinema ao ar livre, é uma das maneiras que a Ambiental Ceará tem de conscientizar sobre a preço do nosso serviço e principal missão: universalizar o esgotamento sanitário no Ceará, em parceria com a Cagece”, enfatiza a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.
Com o tema “Ciclo da chuva e sua preço para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto planeja despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma do dedo que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, para proporcionar uma experiência totalmente interativa.
Mostra de Cinema
Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, ensino e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.
“Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
Diferentes locais do Brasil
O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, uma vez que Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo e passará, até o segundo semestre de 2024, por Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. No estado do Ceará, além de Maracanaú, a iniciativa já passou por Horizonte e Eusébio, e estará, ainda, nos municípios de Pacatuba, Caucaia, Maranguape, São Gonçalo do Amarante e Paracuru.
“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem atingível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio envolvente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
Programação
Exposição “Olho D’Chuva — Artes Líquidas e Águas Visuais”
Local: Praça da Estação de Maracanaú
Quinta (25/4) e sexta (26/4)
Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento
Sábado (27/4) e domingo (28/4)
Exposição: das 16h às 20h
Cinema ao Ar Livre: 20h