Cotidiano

Investimento em cursos técnicos é opção para ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho

O Curso Técnico em Secretariado Escolar, por exemplo, é um dos mais procurados pelo público feminino, que apresenta o mais número de concluintes no ensino técnico de nível médio no Brasil em pesquisa realizada pela OCDE em 2019. A UniAteneu está com inscrições abertas para o curso nas modalidades a distância (EaD) e semipresencial.

 

O interesse por cursos técnicos tem sido uma alternativa para muitos jovens e adultos que buscam se profissionalizar, seja porque está buscando se qualificar e ter uma profissão para obter melhores oportunidades no mercado de trabalho, seja por falta de condições financeiras para investir em um curso de ensino superior ou porque está tentando uma recolocação profissional após ter concluído um curso de graduação, devido à situação de empregabilidade na área ou a alta concorrência. Atualmente, 1,9 milhão de estudantes no Brasil estão matriculados na modalidade técnica. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no último Censo da Educação Superior publicado no ano de 2017, o ensino técnico cresceu 5,6% em comparação ao censo anterior.

Segundo a publicação do Inep intitulada Panorama da Educação, que apresenta e comenta os destaques do Education Education at a Glance 2019 (EAG), uma publicação anual da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que na edição deste ano contou com dados do Brasil e de mais 40 países, 57% dos concluintes do ensino técnico de nível médio são do sexo feminino. O percentual apresentado na pesquisa colocou o Brasil entre os cinco países que apresentam maior participação feminina, à frente do Reino Unido (52%) e Colômbia (55%) e atrás de Irlanda (61%) e Nova Zelândia (63%). De uma forma geral, quanto às áreas de estudos no ensino técnico no Brasil, o campo de ciências empresariais, administração e direito é o mais procurado, com 22% dos alunos matriculados. Já a área da engenharia, indústria e construção aparecem em segundo lugar com 18%, seguidas por educação (16%) e tecnologia da informação e da comunicação (15%).

Na Educação, por exemplo, existe considerável procura pelo Curso Técnico em Secretariado Escolar, inclusive do público feminino. A capacitação técnica na área habilita o profissional para exercer atividades administrativas e de gestão em secretarias de instituições de ensino com atendimento ao público e organização de documentos e arquivos, além de demais atividades pertinentes ao campo educacional. É o (a) secretário (a) escolar que faz a operacionalização dos processos de matrícula e transferência dos estudantes, organiza as turmas e faz registros do histórico escolar dos alunos, além de só ele poder assinar como secretário escolar, porque tem a habilitação para a tal função. Com o objetivo de atender a demanda, o Centro Universitário Ateneu está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Secretariado Escolar nas modalidades (EaD) a distância e semipresencial. Os interessados podem acessar o link http://uniateneu.edu.br/ e obter mais informações, entrar em contato pelo telefone 0800 006 1717 ou o e-mail tecnicos@uniateneu.edu.br.