Maracanaú

Inscrições abertas para as atividades de formação do Festival Jazz & Blues

O 21º Festival Jazz & Blues está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira 10, para as atividades formativas que vão acontecer em Guaramiranga, Aquiraz, Maracanaú e Fortaleza no mês de fevereiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do evento (www.jazzeblues.com.br), onde também estão as informações detalhadas.

Em Guaramiranga a primeira atividade será o Minicurso de História do Jazz, ministrado pelo professor e músico Edson Távora nos dias 18, 19 e 20, no Auditório do IFCE Campus Guaramiranga. No mesmo local, será realizado o Minicurso de Violão com João Paulo Moreno, nos quatro dias do Festival Jazz & Blues, 22 a 25.

O contrabaixista Jorge Helder, cearense residente em Brasília, profere no dia 23, na sede da AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, a palestra “Viver de música”. Na véspera, o músico é atração do Festival no show “Anathema”, com Antônio Carlos Bigonha e Jurim Moreira. Também na AGUA, as mineiras Luísa e Natália Mitre realizam a palestra-concerto “Compositoras Brasileiras”, no dia 24. As irmãs, que formam o Duo Mitre, apresentam no mesmo dia o show “Chegada”, no palco da Cidade Jazz & Blues.

Dois músicos que também são atrações do Festival ministram oficinas em Guaramiranga e Fortaleza durante o evento. O cantor e instrumentista Felipe Cazaux, que no Jazz & Blues faz show com Cristiano Pinho, conduz a Oficina de Guitarra no dia 22 na AGUA, na cidade serrana, e no dia 29 na Casa de Vovó Dedé, na Capital. Já o brasiliense Pablo Fagundes, do grupo Trinca Brasília, estará à frente da Oficina de Gaita nos dias 25 na AGUA e 28 no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza.

Em Aquiraz, cidade que também sedia o Festival Jazz & Blues no feriado do Carnaval, o grupo argentino Yamile Burich & Ladies Jazz ministra uma Oficina de Improvisação no domingo, dia 23, na Tapera das Artes.

Após a Quarta-Feira de Cinzas, o Festival Jazz & Blues desce a serra. Em Fortaleza, além das oficinas de Felipe Cazaux e Pablo Fagundes, o acordeonista Nonato Lima estará no dia 27 no Espaço Cegás de Cultura para uma oficina-concerto. É também no dia 27 que a cidade de Maracanaú entra pela primeira vez na programação do Festival, sediando uma Oficina de Vibrafone com a instrumentista mineira Natália Mitre.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com apoio institucional do Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Instituto Dragão do Mar, Instituto Federal do Ceará, Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Aquiraz e TV Ceará, o 21º Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores o Banco do Nordeste do Brasil, a Cagece e a Cegás. Agradecimento: Enel. Apoio cultural: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Casa Pio, Funarte, Ibermúsicas e Mercadinho São Luiz. Realização: Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura e Via de Comunicação e Cultura.

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2020 – Inscrições abertas para as atividades formativas em Guaramiranga, Aquiraz, Fortaleza e Maracanaú. Informações: www.jazzeblues.com.br. Instagram: @festivaljazzeblues. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE). Tel: (85)3114-7878.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS

 

EM GUARAMIRANGA

  • Minicurso: “História do Jazz” com Edson Távora

De 18 a 20/02, das 8h às 12h. Local: Auditório do IFCE Campus Guaramiranga

  • Oficina de Guitarra com Felipe Cazaux

Dia 22/02 (sábado), às 10h. Local: AGUA

  • Minicurso de Violão com João Paulo Moreno

De 22 a 25/02 (sábado a terça), das 14h às 16h. Local: Auditório do IFCE Campus Guaramiranga

  • Palestra: “Viver de música” com Jorge Helder

Dia 23/02 (domingo), às 10h. Local: AGUA

  • Palestra-concerto: “Compositoras brasileiras” com Luísa e Natália Mitre

Dia 24/02 (segunda), às 10h. Local: AGUA

  • Oficina de Gaita com Pablo Fagundes

Dia 25/02 (terça), às 10h. Local: AGUA

EM AQUIRAZ

  • Oficina de Improvisação com Yamile Burich & Ladies Jazz (ARG)

Dia 23/02 (domingo), às 10h. Local: Tapera das Artes

EM MARACANAÚ

  • Oficina de Vibrafone com Natália Mitre

Dia 27/02 (quinta), às 16h. Local: Teatro Municipal Dorian Sampaio

 

EM FORTALEZA

  • Oficina-concerto: Nonato Lima

Dia 27/02 (quinta), às 15h. Local: Espaço Cegás de Cultura

  • Oficina de Gaita com Pablo Fagundes

Dia 28/02 (sexta), às 9h. Local: Centro Cultural Banco do Nordeste

  • Oficina de Guitarra com Felipe Cazaux

Dia 29/02 (sábado), às 9h. Local: Casa de Vovó Dedé

ENDEREÇOS:

IFCE Campus Guaramiranga: Sítio Guaramiranga, s/n – Centro – Guaramiranga

AGUA: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, ao lado do Teatro Rachel de Queiroz – Centro – Guaramiranga

Teatro Tapera das Artes: Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n – Centro – Aquiraz

Teatro Municipal Dorian Sampaio: Rua Edson Queirós, s/n – Centro – Maracanaú

Espaço Cegás de Cultura: Av. Washington Soares, 6475 – José de Alencar – Fortaleza

Centro Cultural Banco do Nordeste: Rua Conde d’Eu, 560 – Centro – Fortaleza

Casa de Vovó Dedé: Rua Jerônimo de Albuquerque, 445 – Barra do Ceará – Fortaleza