Eleito a melhor ONG do Nordeste em 2020 e o segundo lugar em 2021, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) está, mais uma vez, entre os finalistas do Prêmio Melhores ONGs 2022. A iniciativa celebra as organizações com boas iniciativas em governança, transparência e sustentabilidade financeira, dando destaque ainda àquelas com melhores desempenhos por causa, região e categoria (pequeno, médio e grande porte), além de eleger a melhor ONG do Brasil dentre todas as inscritas.
Ao todo, nesta edição, foram classificadas 46 organizações no Nordeste. No Ceará, foram 10 finalistas. O anúncio dos vencedores deve acontecer entre os meses de outubro e novembro. O prêmio é anual e podem concorrer associações e fundações sem fins lucrativos de qualquer porte e localização geográfica.
Com 28 anos de atuação na Região Nordeste, o Inec conta com mais de oito mil colaboradores mobilizados em torno do desenvolvimento sustentável da região. Em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), a instituição é responsável pela operacionalização dos programas de Microcrédito Crediamigo e Agroamigo, que atendem, anualmente, cerca de 3,5 milhões de microempreendedores e agricultores familiares. Além disso, o Inec investe em ações nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo mais de 40 mil crianças, jovens e adultos por meio de projetos que contribuem de forma significativa com o desenvolvimento de uma cultura local e regional sustentável, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sobre o Prêmio Melhores ONGs
Realizado desde 2017 pelo Instituto Doar, em parceria com a agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos, e apoio da Ambev, o prêmio conta com o respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde seu lançamento, a premiação alcançou grande visibilidade e continua crescendo, na medida em que se consolida como a principal referência em organizações filantrópicas no país.
Sobre o Inec
Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina. Saiba mais em www.inec.org.br.