Colunas

Francisco Reynés: “O gás é a fonte de energia com maior potencial no futuro”

Francisco Reynes, presidente da Naturgy, falou sobre o papel do gás no mundo como a fonte de energia com maior potencial no futuro, no VI Fórum Ministerial de Gases IEF-IGU realizado em Barcelona.

Francisco Reynés explicou que o mundo “precisa de falar sobre os diferentes usos do gás natural e as tecnologias e inovações no gás para um futuro energético sustentável. Temos de abordar o papel do gás no mundo como futura fonte de energia, não só como fonte de transição de energia”.

“O gás proporciona fontes para usos não energéticos, como produtos petroquímicos ou fertilizantes, que não têm um substituto claro”, adicionou.

Quanto a esta possibilidade, Francisco Reynés explicou que “tudo isto beneficiará o crescimento económico e o desenvolvimento dos países e economias de todo o mundo. É, de facto, um esforço conjunto que todos devemos enfrentar com a máxima prioridade e a máxima atenção”.

Reynés também insistiu na cooperação entre os governos, os produtores e até os consumidores para fortalecer a segurança do fornecimento de gás nos mercados internacionais. “O desafio para o futuro é saber como os sistemas de energia evoluirão para cumprir os objetivos de emissão de gases de efeito de estufa e os padrões de qualidade de combustível mais restritos, ao mesmo tempo que respondem à crescente demanda de serviços de energia fiáveis e acessíveis”, concluiu.

O VI Fórum Ministerial de Gases IEF-IGU tem como objetivo aperfeiçoar uma abordagem coletiva nas políticas energéticas, as tendências do mercado e as opções tecnológicas que permitam à indústria do gás oferecer um crescimento inclusivo e transformações de sucesso para um futuro energético seguro, inclusivo e sustentável. As políticas energéticas e climáticas, as tecnologias e as inovações no gás, além dos fundamentos do mercado, são cada vez mais dependentes, mas também variam em função das geografias.