Esportes

Fortaleza e Ceará, o clássico que promete parar o estado em 2019

O ano mal começou e já apareceram as mais diferentes novidades, em diversas áreas. Na Economia, o dólar recuou em janeiro e ficou abaixo de R$ 3,70; na área da segurança, a China implantou sistema de vigilância que surpreendeu muita gente ao redor do planeta; e no mundo do amado futebol, os campeonatos estaduais já começaram pelo país e abriram a temporada nacional.

Enquanto torneios como o Paulistão, Cariocão e Campeonato Mineiro, por exemplo, já começaram para todas as equipes, no torneio estadual cearense, a disputa teve início para apenas oito clubes da primeira fase. Os seis primeiros colocados da disputa por pontos corridos se juntarão a Ceará e Fortaleza na segunda fase — as equipes da elite nacional entram depois porque têm calendário cheio, disputam a Copa do Nordeste no período da primeira fase.

E são os dois times da capital que devem protagonizar alguns dos maiores embates deste ano no futebol brasileiro. Ceará e Fortaleza representam o estado na Série A do Campeonato Brasileiro e voltarão a duelar na elite nacional após longos 26 anos. O Ceará, na primeira divisão desde a temporada passada, agora aguarda a chegada do rival Fortaleza, que garantiu o acesso em 2018 após disputar uma intensa Série B e sagrar-se campeão do torneio, com 71 pontos.

As equipes, que detém as duas maiores torcidas de todo o estado do Ceará, apostaram na manutenção de seus treinadores para triunfar em 2019. O Vovô renovou com Lisca após seu importante papel na permanência do clube na Série A. O técnico de 46 anos chegou ao Vozão na décima rodada e deu forças para o time seguir na competição. No Tricolor cearense, o multicampeão como jogador Rogério Ceni também “deu seu fico”. De acordo com a direção, Ceni treinará o Fortaleza por mais uma temporada — na última, o ex-goleiro deu o título da segunda divisão ao Tricolor.

Para reforçar o plantel este ano, o Ceará anunciou o retorno do jogador Felipe Baxola, que atuou pelo Vozão em 2016. “Eu fui muito feliz nesse clube, na minha primeira passagem. O sentimento é de quem retorna para casa”, disse o meio-campista após acertar o acordo. O Fortaleza, por sua vez, anunciou a contratação de Pedro Júnior, atacante de 31 anos. O atleta atuou no futebol oriental e no Brasil defendeu a camisa de clubes como Cruzeiro, Grêmio e Sport.

TEMPORADA A TODO VAPOR

Fortaleza e Ceará, enquanto não estreiam no Campeonato Estadual nem no Brasileirão, atuam na Copa do Nordeste. O Leão está no Grupo A e venceu o primeiro jogo contra o Náutico, enquanto o Vovô está na chave B e triunfou na estreia diante do Sampaio Corrêa. O torneio interestadual dura quase todo o primeiro semestre, já que tem a final marcada para o dia 29 de maio.

PURA HISTÓRIA

O Clássico-Rei, disputado desde 1918, é um dos maiores do país, e ambas equipes já protagonizaram verdadeiros duelos por títulos estaduais ao longo de suas histórias. Ao todo, entre amistosos e partidas oficiais, já se enfrentaram mais de 500 vezes. São 45 taças estaduais para o Vozão e 41 para o Leão. Este ano, resta saber quem mais vencerá o clássico, e, quem sabe, poderá comemorar títulos sobre o rival. O primeiro jogo entre as equipes será no dia 17 de março, pela Copa do Nordeste. Os torcedores já devem preparar o coração para fortes emoções.