Acontece nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, a quinta edição do evento Vila Sonora. Com quatro edições anteriores realizadas sempre na cidade de Aquiraz, o Vila Sonora se constitui num evento anual que já faz parte do cronograma cultural desse município e contribui de forma significativa para dinâmica cultural da cidade. Com uma programação de difusão e formação cultural, o 5º Vila Sonora apresenta um conjunto de atividades totalmente gratuitas e divididas entre seminários, oficinas e shows.
O evento tem início na tarde desta sexta-feira, 30, com a realização de 2 seminários: às 15 horas, Seminário 1 com o tema: 15 Anos do Mapeamento Cultural de Aquiraz (2003-2005) e Histórias de Vida (Jovens do Mapeamento Cultural de Aquiraz (2003-2005), homenagem a Saulo Vinícius de Oliveira Noronha; e às 16 horas, Os Registros Sonoros de Aquiraz (Coco do Iguape, Congo Real de Aquiraz e Sons de Aquiraz) e Relatos de Produção com Pingo de Fortaleza, produtor musical dos Registros Sonoros de Aquiraz. Os seminários acontecem no Centro Cultural Tapera das Artes, Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n, Centro, Aquiraz.
Ainda na sexta, ocorrerão 3 shows na Praça das Flores (centro de Aquiraz): Às 20 horas , Graça Santos, destaque na cena artística de Aquiraz; às 21 horas, o bloco Luxo da Aldeia, nome consolidado no Carnaval cearense por interpretar canções de compositores e cantores do Ceará, e encerrando, às 22 horas, o cantor e compositor Fernando Mendes, um dos artistas mais populares do Brasil, que se destacou na década de 1970 com a música “Cadeira de Rodas”, “Você não me Ensinou a Te Esquecer”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias, sendo executada nas rádios de todo o país.
No sábado, 01 de dezembro, o Vila Sonora tem uma programação de oficinas: no período da manhã, às 08 horas, oficina 1: Maracatu Cearense – História e Estética, facilitador, Pingo de Fortaleza. Oficina 2, às 09 horas, Prática de Batuque de Maracatu, tendo como facilitadores, Descartes Gadelha e Levi Magalhães. À tarde, às 14 horas, Práticas de Dança de Maracatu, facilitador Gil Rodrigues. Às 16 horas, oficina Confecção de Adereços e Fantasias de Maracatu, tendo como facilitador, Fabrício Oliver. Às 18h, Prática de Cortejo de Maracatu, com Descartes Gadelha e às 20h, Prática de Maracatu, com Artur Guindugli. Todas as oficinas acontecerão no Centro Cultural Tapera das Artes.
Na noite de sábado, a programação inicia às 20h, com o grupo Aembé, em seguida, às 21h, o Maracatu Solar, com sua diversidade rítmica, apresenta o espetáculo “Um Cada Um…Um Cada Sol”, que estreou em outubro de 2018 no Cineteatro São Luiz em Fortaleza, ocasião da gravação Ao Vivo de seu DVD e CD, com repertório autoral, uma característica do grupo. Encerrando, às 22 horas, o palco do Vila Sonora, recebe o acordeonista, cantor, compositor, Waldonys, artista cearense, que gravou com grandes nomes da música brasileira, tais como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fagner, Marisa Monte, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Adriana Calcanhotto, entre outros
A produção executiva e curadoria do projeto Vila Sonora é de Arnóbio Santiago (radicado na cidade de Aquiraz-CE), coordenação geral de Pingo de Fortaleza (cantor, compositor e produtor cultural), sendo sua quinta edição aprovada pelo X Edital Mecenas do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com realização da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR e co-realização da Secretaria de Cultura de Aquiraz. Agradecimentos: Coca-Cola.
Serviço
5º Vila Sonora
Dias 30 de novembro e 01 de dezembro
Seminários e oficinas:
Dia 30 de novembro, a partir das 14 horas
Dia 01 de dezembro, a partir das 08 horas
Local: Centro Cultural Tapera das Artes, Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n, Centro, Aquiraz
Shows
Graça Santos, Luxo da Aldeia e Fernando Mendes (Dia 30/11)
Aembé, Maracatu Solar e Waldonys (Dia 01/12)
A partir das 20 horas na Praça das Flores, Centro, Aquiraz (CE)
Toda a programação é gratuita
Informações: (85) 3226 1189 / 99987 7321