No domingo (14), é comemorado o Dia Mundial do Café. Não se sabe ao patente quem criou a data, mas ela vem ganhando popularidade por meio de portais sobre o tema no Brasil, reforçando o carinho que o povo brasiliano tem por essa bebida. Para quem não perde a oportunidade de provar diferentes cafés, o RioMar Fortaleza acaba de inaugurar três novas operações gastronômicas: Manu Pães (Piso E2), Café Cultive (Piso L2) e Boulangerie Carioca (Piso E2). Essa última é a primeira loja, das seis unidades no Brasil, da marca a vir para o Nordeste. A patisserie remete aos modelos de estilo gálico, trazendo qualidade, sofisticação e autenticidade para o cenário culinário sítio.
Destacando a paixão do cearense pelo moca, o investimento no setor está em pleno propagação. De pacto com a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), entre janeiro e outubro de 2023, foram registradas 4.409 aberturas de empresas nesse segmento. O número pode refletir a tendência crescente desse protótipo de negócio em Fortaleza, não unicamente uma vez que um sítio para usufruir de uma boa xícara de moca, mas também uma vez que um ponto de encontro, de trabalho e até mesmo uma vez que um hábito de rotina que ganha mais força no Brasil.
O parelha Felipe Brandão e Amanda Meyer, novatos nesse universo, perceberam o potencial do mercado e decidiram investir na Boulangerie Carioca, inaugurada no RioMar Fortaleza. Para Amanda, o mercado da levedação oriundo tem um grande espaço para crescer no estado, o que os motivou a escolher essa rede. “Quando nos mudamos do Rio de Janeiro para cá, notamos a diferença na oferta desses produtos, que ainda não são muito comuns no Ceará. Além de serem mais saborosos e artesanais, os pães ainda são mais saudáveis, com menor índice glicêmico e facilitam a digestão”, explica a empreendedora. A franquia conta com 6 unidades no Brasil e é a primeira no Nordeste e no Ceará.
Sobre a Boulangerie Carioca
Inspirada nas mais sofisticadas padarias e cafeterias francesas, a rede abriu as portas da primeira loja em 2015 e encanta os clientes com um envolvente aconchegante e uma seleção variada de delícias parisienses e da culinária mundial, uma vez que macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes fresquinhos. Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos. Este ano, pretende concluir 2024 com 10 unidades. Com lojas de rua, de shopping ou mesmo quiosques, labareda atenção e se adapta a públicos de metrópoles ou cidades menores. O investimento inicial é de R$ 490 milénio, com retorno previsto entre 18 e 36 meses.