Cotidiano

Estudantes da UNINASSAU embarcam para intercâmbio na Espanha e Inglaterra

Vivenciar a experiência de um intercâmbio é o sonho de muitos jovens, e para os estudantes da UNINASSAU Fortaleza Paulo Ricardo Lima, Daniela Pereira, Gessica Nascimento e Antônio Marlos esse sonho está perto de se concretizar. Nos próximos dias eles embarcam com destino a Espanha e Inglaterra, por meio do projeto Juventude Sem Fronteiras, da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza.

O intercâmbio terá duração de oito semanas e durante o período de outubro a dezembro, os jovens irão participar de um curso de línguas com objetivo de promover uma verdadeira imersão cultural. Vale ressaltar que os estudantes da UNINASSAU aprovados na seleção concluíram o ensino médio em escola pública e foram alunos do Academia Enem em 2017, programa também da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza que funciona como um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os aprovados são graduandos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Instituição de Ensino Superior (IES) e serão alocados nas cidades de Valência e Salamanca (Espanha) e em Liverpool (Inglaterra). Para a intercambista Daniela Pereira, que embarcará para a cidade de Valência, a expectativa é grande. “Será uma experiência enriquecedora para o meu currículo”, disse a futura enfermeira, que revela ainda que a viagem agregará em sua profissão no atendimento dos pacientes. “No exercício da minha profissão terei contato com diversas pessoas e ter conhecimentos em um segundo idioma é primordial para esse contato”, conclui.

Já para o jovem Paulo Ricardo, do curso de Nutrição, o intercâmbio será importante não apenas para aprender uma outra língua, mas também abrir a mente para novas culturas. “É fundamental para o currículo, principalmente o espanhol, que é umas das línguas mais faladas do mundo e vai ajudar também na comunicação, na minha vida pessoal e profissional.

Em complemento, o estudante Antônio Marlos ressalta que a experiência vai agregar em sua profissão na produção e leitura de artigos. “Futuramente, o intercâmbio vai ajudar em oportunidades para atuar em empresas que buscam pessoas que falam outros idiomas”, disse o jovem, que embarca para Liverpool, na Inglaterra. Já a estudante Géssica Nascimento revela que a ficha ainda não caiu. “Estou fascinada com a cidade em que irei estudar, mesmo antes de embarcar. Voltarei com uma visão totalmente diferente e acredito que essa imersão irá me abrir diversas oportunidades”, disse a estudante, que quando retornar, concluirá o curso de Nutrição.

O diretor da UNINASSAU Fortaleza celebra a conquista dos estudantes e ressalta a importância de novos desafios para os futuros profissionais. “Para nossa Instituição é motivo de muita honra tê-los como alunos em nosso quadro discente”, disse o diretor, que ressalta ainda que a IES estará dando apoio às atividades pedagógicas para que não sejam prejudicados, e incentivando a formação e crescimento profissional dos estudantes.