Estudantes e egressos do curso de Enfermagem da Unifametro elaboraram mais de 20 Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s) para a Unidade de Saúde Carlos Antônio Costa Pessoa Martins, em Maracanaú. Com o apoio da Secretaria de Saúde do município, os POP’s também serão implantados em todas as unidades da cidade.
Para os profissionais da atenção primária, os POP’s são como um manual para a execução de procedimentos da saúde, padronizando e qualificando a assistência aos indivíduos. Aviner Muniz, enfermeiro e docente responsável pela supervisão dos alunos participantes, esses documentos são imprescindíveis para a saúde. “Eles determinam a qualidade da assistência e dos serviços prestados, além de demarcar eficiência em uma série de operações que devem seguir critérios técnicos e obedecer normas relacionadas a cada setor ou atividade”, explica.
Após a implantação na Unidade Carlos Antônio, a Secretária de Saúde de Maracanaú, em parceria com os alunos da Unifametro, deve difundir o material nas demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para atender a demanda do município e fortalecer vínculos, será desenvolvido um projeto com foco na mesma temática, segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unifametro, Lorena Picanço. Com apoio do setor de extensão e responsabilidade social, a iniciativa deve contar com a participação de representantes de secretarias municipais, profissionais e instituições de saúde.
Sobre o curso de Enfermagem da Unifametro
O curso é ofertado no campus de Fortaleza (Aldeota e Centro), além de Cascavel e Maracanaú. A estrutura curricular da graduação em Enfermagem da Unifametro objetiva formar profissionais em nível de complexidade crescente, com competências e habilidades que os capacitem para atuar nas áreas do assistir/cuidar, gerenciar, educar e pesquisar nas áreas individuais e coletivas, contribuindo, significativamente, para sua inserção no mundo do trabalho. O curso é ofertado na modalidade presencial e tem duração de 10 semestres.