Os estudantes da rede municipal de ensino de Maracanaú foram medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2024, conquistando 25 medalhas.
Foram 12 de Ouro, 9 de Prata e 4 de Bronze. Na edição anterior, 7 medalhas tinham sido para os estudantes da rede, o que representou o aumento de 257% na obtenção de medalhas nesta Olimpíada.
A Escola Cívico-Militar Dr. José de Borba Vasconcelos conquistou 10 medalhas, sendo 6 de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze. A Escola Cívico-Militar Rodolfo Teófilo teve 2 de Ouro, Escola Construindo o Saber Maria Isis Menezes Andrade obteve 2 de Ouro e 2 de Prata, Escola César Cals Neto ganhou 1 de Ouro, ECIM José Maria de Barros Pinho recebeu 1 de Ouro e 1 de Bronze, Escola Cívico-Militar Presidente Tancredo Neves conquistou 2 de Prata e 1 de Bronze, Escola Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo e ECIM Valdênia Acelino da Silva obtiveram 1 de Prata, cada, e a Escola Adauto Ferreira Lima foi medalha de Bronze.
336 medalhas já foram conquistadas pelos estudantes da rede municipal de ensino de Maracanaú até o mês de outubro nas seguintes Olimpíadas: 146 medalhas da Canguru de Matemática; 155 medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA); 10 medalhas do IFCE – Maracanaú e 25 medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN, a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).